A candidíase oral é um tipo comum de infecção causada por um fungo, ou levedura, chamado Candida albicans. Seu bebê pode desenvolver esse tipo de infecção após um ciclo de antibióticos, durante a amamentação ou simplesmente porque seu aparelho digestivo não está desenvolvido. Os sintomas incluem manchas brancas nos lábios internos, bochechas ou língua e rachaduras no lado da boca. Seu bebê pode ou não ser incomodado por essas lesões, mas se você suspeitar que ela tem candidíase, leve-a ao médico. Iogurte é um remédio caseiro popular para infecções fúngicas, mas pode não ser apropriado para o seu bebê, dependendo da sua idade.
Iogurte para Bebês
Um bebê com menos de 6 meses deve comer apenas leite materno ou Fórmula de bebê, relata Medline Plus, então alimentá-lo com iogurte não é um tratamento adequado para sapinhos. Um bebê mais velho pode ser capaz de comer pequenas quantidades de iogurte contendo culturas ativas vivas. Pergunte ao seu pediatra para ter certeza, e apresente como faria com qualquer outro alimento, esperando uma semana antes ou depois de introduzir outros novos alimentos. Se você usa iogurte para ajudar a tratar o sapinho do seu bebê, siga também as instruções do médico para eliminar a infecção.
Iogurte para as mães
Se você estiver amamentando e seu bebê tiver candidíase, você pode desenvolver em seus mamilos também. Como você pode transmitir a infecção para um lado e para o outro, é importante tratar seu próprio sapinho ao mesmo tempo em que trata o bebê. Comer iogurte com culturas ativas ao vivo pode ajudar, mas não há estudos científicos para provar os benefícios do iogurte contra o sapinho. Enquanto comer iogurte, siga o tratamento recomendado pelo seu médico para garantir que você se livrar da infecção.
Outros tratamentos
Vários outros tratamentos naturais para candidíase oral infantil podem ser eficazes. Não tente quaisquer remédios sem a aprovação do médico do seu bebê, pois algumas substâncias podem ser prejudiciais ou irritantes para a boca do seu bebê. As cápsulas probióticas contêm culturas ativas vivas e podem ajudar o seu bebê. Gel de romã e alho podem afastar o sapinho oral, assim como o peróxido de hidrogênio diluído em água. O médico do seu bebê pode prescrever um medicamento antifúngico, ou pode sugerir que não o trate para ver se ele desaparece por conta própria.
Considerações
Se o seu bebê tiver mais de 9 meses de idade ou desenvolver aftas recorrentes, peça a seu pediatra para verificar se há condições de saúde subjacentes. Se você for mamadeira, passe as mamadeiras e os bicos na máquina de lavar louça ou lave com água quente para matar o fungo que causa o sapinho. Fique de olho na região da fralda de seu bebê, pois às vezes a candidíase oral pode causar uma erupção de fralda que requer creme anti-fúngico.