A adolescência é importante em termos de desenvolvimento mental e físico, e manter-se em forma durante a adolescência pode trazer benefícios físicos e psicológicos. Os hábitos de fitness que um adolescente desenvolve durante a adolescência tendem a durar uma vida inteira, e estudos mostraram que o exercício pode ser benéfico para a saúde geral de um adolescente, ao mesmo tempo em que promove uma imagem corporal positiva. A Faculdade de Medicina Esportiva e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomendam que um adolescente gaste pelo menos 30 minutos fazendo algum tipo de atividade física todos os dias. Infelizmente, a atividade física parece diminuir para muitos quando atingem a adolescência. De fato, um estudo publicado na edição de março de 2006 da revista "Medicine &Science in Sports &Exercise" descobriu que mais da metade das cerca de 2.000 meninas pesquisadas, todas com idades entre 16 e 18 anos, eram classificadas como sedentárias.> Benefícios físicos
Existem vários benefícios físicos associados a ser fisicamente ativo durante a adolescência. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a aptidão física deve ser um componente chave na vida de um adolescente, pois o exercício pode ajudar a construir ossos, músculos e articulações fortes e manter o adolescente geralmente saudável. Além disso, o exercício também ajudará um adolescente a controlar seu peso construindo massa muscular magra enquanto queima gordura. Outro benefício físico da aptidão é que ela pode reduzir a pressão arterial em adolescentes que têm hipertensão.
Fitness e QI
Um estudo europeu que aparece na edição de dezembro de 2009 da "Proceedings of National Academy of Sciences" encontraram uma correlação direta entre o nível de aptidão física e o QI de um adolescente. Usando um banco de dados do governo, os pesquisadores examinaram dados de 1,2 milhão de jovens nascidos na Suécia entre 1950 e 1976, que receberam avaliações físicas e de inteligência quando se alistaram nas forças armadas. O estudo concluiu que estar fisicamente apto aos 18 anos está ligado a ter um QI mais alto e aumenta a probabilidade de realizações educacionais e profissionais acima da média na idade adulta.
Body Image
Uma imagem corporal positiva pode resultar em um aumento do senso de auto-estima que melhorará outros aspectos da vida de um adolescente, e a aptidão física pode ser um componente importante na criação de uma imagem corporal positiva. Em um estudo publicado na edição de abril de 1997 da "Perceptual and Motor Skills", várias mulheres em idade universitária participaram de um programa de fitness e bem-estar de seis semanas, com o objetivo de medir mudanças na imagem corporal durante esse período. O estudo concluiu que a participação neste programa de condicionamento físico proporcionou às jovens mulheres "uma atitude positiva, pró-ativa e empoderada em relação à sua própria saúde e bem-estar".