Habilidades sociais, como empatia, compartilhamento, revezamento e cooperação com os outros, são atributos importantes para o desenvolvimento de relacionamentos felizes e bem-sucedidos e para a aprendizagem ao longo da vida em todas as disciplinas. As relações sociais afetam o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, diz Carol Seefeldt, autora de "Early Education: Three-, Four- and Five- Year-Olds Go to School". As crianças pequenas normalmente respondem com energia e entusiasmo às sessões de dança, música e movimento. Ligações transcurriculares que incorporam objetivos de aprendizado do desenvolvimento social em atividades de dança planejadas estimulam a criatividade e as habilidades físicas das crianças, ao mesmo tempo em que encorajam a autoconsciência e a conscientização dos outros. aprenda facilmente através de atividades agradáveis que estimulem o aprendizado prático ou o envolvimento físico completo. Sessões de dança exigem concentração mental e participação ativa. As atividades de dança e movimento ajudam as crianças a se tornarem mais conscientes de seus corpos e aprendem habilidades motoras grosseiras de coordenação e controle. Aumento da autoconsciência e melhores habilidades físicas promovem a confiança e um aumento do senso de auto-estima. Esses atributos são "extremamente importantes para o sucesso futuro na escola e na vida", diz Susan Jindrich, do Global Development Research Center. Crianças confiantes participam plenamente de atividades em sala de aula, aprendem a resolver conflitos usando palavras e aceitam que errar faz parte do processo de aprendizagem, diz Jindrich.
Encontrar um espaço
As habilidades de consciência espacial são essenciais para o sucesso social encontros. As crianças em idade pré-escolar são tipicamente egocêntricas e tendem a invadir o espaço dos outros sem levar em conta as sutilezas sociais. A falta de consciência espacial pode levar a conflitos sociais quando as crianças começam a brincar juntas em espaços relativamente confinados, como salas de aula. Por exemplo, uma criança que é inconsciente espacialmente pode, inadvertidamente, derrubar outras crianças enquanto se movimenta pela sala de aula ou no recreio, e pode experimentar isolamento social quando outras crianças tentam evitá-lo. As atividades de dança ajudam as crianças a desenvolver habilidades de consciência espacial. Por exemplo, os praticantes podem começar atividades de movimento com a instrução de que as crianças encontrem um espaço adequado na sala, estendendo os braços para o lado para garantir que não estão tocando ninguém.
Copy Me
Música e movimento jogos como atividades de cópia incentivam as crianças a copiar os movimentos e gestos do líder da sessão e um do outro, o que apóia o desenvolvimento de habilidades de consciência social, como consciência espacial e percepção dos sinais da linguagem corporal. As crianças começam a adquirir confiança social, revezando-se para liderar os outros. As crianças se tornam o líder que responde à música criando movimentos espontâneos e usando acessórios como lenços. Os praticantes de dança também podem desenvolver habilidades de mimetizar a linguagem corporal e expressões faciais para sugerir emoções, como timidez, tristeza e alegria, para ajudar as crianças a desenvolverem empatia em relação aos outros. fases de "jogar sozinho, jogar perto de outros, mas não com eles, brincar com os outros, mas não compartilhar, jogar e compartilhar, jogando com um propósito e jogos organizados", diz Jindrich. Os jogos de música e movimento e as atividades de dança apóiam a progressão através desses estágios, permitindo que as crianças aprendam habilidades sociais, como revezar-se e cooperar com os outros. Danças circulares e jogos de movimento ajudam as crianças a aprender habilidades de cooperação e compartilhamento. Por exemplo, O agricultor em seu antro é um jogo de movimento onde as crianças cooperam na escolha de outras pessoas para compartilhar o espaço dentro de um círculo de crianças, que dão as mãos e andam ou pulam na mesma direção. , , ] ]