casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Fatores ambientais, culturais e sociais que influenciam o desenvolvimento de habilidades motoras em crianças

Muitos fatores afetam as taxas nas quais as crianças desenvolvem habilidades motoras - fatores ambientais, culturais e sociais desempenham um papel importante. Embora existam aspectos genéticos a serem considerados na avaliação de habilidades motoras brutas e finas, a maioria dos pesquisadores concorda que fatores não genéticos têm um efeito igual.

Fatores ambientais

Condições de vida de uma criança, nível de envolvimento parental e educacional todas as experiências afetam seu desenvolvimento de habilidades motoras. De acordo com um artigo de 2009 para o "Early Childhood Education Journal" intitulado "Fatores ambientais que afetam o desenvolvimento motor dos pré-escolares", os pais e cuidadores influenciam o nível em que uma criança desenvolve suas habilidades motoras. O artigo explica que o status socioeconômico e o intelecto mais elevados correlacionam-se positivamente com o desenvolvimento de habilidades motoras mais avançadas. Pais e cuidadores que oferecem oportunidades consistentes para brincadeiras ativas estimulam o crescimento de habilidades motoras no ambiente de uma criança em casa e na escola.

Fatores Culturais

A cultura de uma criança influencia diretamente a taxa e o nível de habilidade motora ", 2] ,Crianças americanas típicas rolam aos 3 meses, sentam-se aos 6 meses e andam aos 12 meses. No entanto, em outras culturas ao redor do mundo, o prazo para o desenvolvimento pode ser diferente. Observações naturais das culturas do mundo mostram que o clima, a habitação e as práticas de educação baseadas na cultura influenciam fortemente o desenvolvimento de habilidades motoras.

Fatores Sociais

Personalidade, auto-percepção e auto-motivação são exemplos de indicadores sociais aquele impacto no desenvolvimento de habilidades motoras. Albert Bandura, cuja teoria do aprendizado social se concentra em como as crianças aprendem em todas as áreas do desenvolvimento, sugere que as crianças que acreditam que podem adquirir novas habilidades são mais propensas a se esforçar mais quando desafiadas, menos propensas a desestimular e mais propensas a reagir positivamente à aprendizagem. experiências. No entanto, as crianças que vêem suas habilidades como um reflexo de sua aptidão tendem a ter uma reação negativa quando têm dificuldade em dominar uma habilidade.

Intervenção para crianças em risco

As comunidades e escolas geralmente oferecem programas gratuitos voltados para crianças. na assistência a crianças em risco e suas famílias. Programas e atividades de intervenção podem neutralizar fatores ambientais, culturais e sociais negativos. Identificar crianças em situação de risco, educar os pais e trabalhar com famílias dentro e fora de casa pode ajudar a preencher a lacuna que se desenvolve a partir de déficits nessas áreas, ajudando as crianças que ficam para trás no desenvolvimento motor a recuperar o atraso. Os pais e responsáveis podem localizar esses serviços e programas entrando em contato com as comissões de serviço da comunidade local ou perguntando aos administradores da escola. , , ] ]