casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Actividades para Incentivar o Desenvolvimento Motor de um Bebé

Proporcionar ao bebé uma ampla estimulação promoverá o desenvolvimento mental e físico. O envolvimento de bebês em brincadeiras pode melhorar suas habilidades motoras - a capacidade de uma criança realizar a maioria das atividades físicas. Algumas atividades que os pais naturalmente fazem são realmente úteis para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan aponta que os marcos infantis existem tanto para habilidades motoras grosseiras quanto sutis. A habilidade motora grossa requer o uso de grandes grupos musculares, como os usados ​​para sentar e caminhar. Habilidades motoras finas incluem o uso das mãos para realizar tarefas complexas, como comer e escrever.

Como obter a atenção do bebê

Desde o nascimento, um cuidador pode colocar brinquedos portáteis barulhentos de 4 a 6 polegadas do rosto de um bebê para tentar ganhe a atenção do bebê. Sacudir um chocalho de um lado do rosto do bebê pode encorajá-lo a mover os olhos ou a cabeça e o pescoço para ver o brinquedo. Brincar assim incentiva o bebê a pegar ou agarrar um brinquedo, o que é uma atividade importante para bebês de 12 semanas, explica HealthyChildren.org. Qualquer tipo de brincadeira que coloque o brinquedo atraente fora do alcance do bebê, em qualquer idade, pode promover o desenvolvimento motor, já que ele usa qualquer habilidade que ele tenha para alcançá-lo. Transferir um brinquedo de um lado para o outro é um bom marco para o desenvolvimento motor de bebês de seis meses, de acordo com o site BabyBorner.com.

Conversar com seu bebê melhora o desenvolvimento da linguagem, mas também chama a atenção do bebê. Os pais podem chamar um bebê de 4 semanas do outro lado da sala para encorajá-lo a voltar-se para o som. Acenando ou batendo palmas com o bebê vai ajudá-lo a aprender essas habilidades motoras finas.

KidsHealth.org afirma que o tempo de barriga, sentado e em pé são as três posições mais eficazes para ajudar a melhorar o motor de um bebê Habilidades. Colocar o bebê em sua barriga com brinquedos, luzes, espelhos ou cuidadores para cuidar pode ajudar o bebê a construir habilidades motoras grossas. Ela pode melhorar a força do pescoço, das costas e do braço a partir desta posição. Sessões curtas e freqüentes de tempo de barriga irão eventualmente ajudar seu bebê a aprender a engatinhar. A partir daqui, seu bebê pode aprender a chutar as pernas e bater os braços. Ela pode alcançar e fazer flexões quando ela é forte o suficiente. Eventualmente, ela aprenderá a rolar de costas para a barriga.

Atividades para se desenvolver em pé

Por cerca de três meses, uma criança pode ser segurada sob os braços e deixada em repouso em uma superfície dura. ou pernas de um pai. Mesmo que esta atividade não tenha nada a ver com a marcha do bebê, ela pode dar a ele a oportunidade de flexionar os pés e as pernas. Os músculos do pescoço do bebê se fortaleceram nesse ponto e ele consegue manter a cabeça bem erguida. Semelhante ao tempo de barriga, esta atividade de pé pode ajudar uma criança a fortalecer as habilidades motoras grossas.

Como o bebê envelhece, esta atividade se tornará importante em suas habilidades motoras necessárias para caminhar. Ele logo será capaz de suportar seu próprio peso e aprender a se levantar usando objetos estáveis ​​para o equilíbrio. Atrair o bebê com elogios ou colocar um brinquedo fora do alcance pode ser uma atividade divertida para o bebê. A partir da posição de pé, seu bebê aprenderá a navegar ou andar pendurado em objetos. Uma vez que esta habilidade seja dominada, ele passará para a caminhada. Isso pode ser encorajado deixando o bebê a uma pequena distância e chamando seu nome ou torcendo-o enquanto tenta alcançar o cuidador.

Sentar desenvolve grupos musculares grandes

Uma vez que o bebê consegue segurar a cabeça por conta própria, é hora de ajudá-la a se sentar. O bebê pode ser apoiado com travesseiros ou colocado na posição sentada. Cadeiras de bebê ou travesseiros comerciais existem para ajudar o bebê a se sentar confortavelmente. Ao colocar o bebê em uma posição como esta, o pai está forçando o uso de grandes grupos musculares do bebê nas costas e no abdômen. Mesmo com o apoio na posição sentada, o bebê está fortalecendo suas habilidades motoras para, eventualmente, sentar-se sem ajuda.

Spoon Feeding desenvolve habilidades motoras finas

Os pais podem atender às necessidades nutricionais, bem como incentivar o desenvolvimento motor . Por volta dos 6 meses de idade, uma criança pode estar pronta para começar a comer comida infantil. Ao alimentar o bebê enquanto ela está sentada, o pai está forçando-a a usar suas habilidades motoras e uma grande coordenação enquanto o bebê abre a boca para comer. Esta atividade tem muitos benefícios, como o processo de degustação e ingestão de alimentos utiliza várias habilidades motoras finas. Permitir que o bebê se alimente com os dedos quando está mais velho promove outras habilidades motoras finas, como o apego.