Sinais da Fome
Os sinais físicos da fome incluem contrações do estômago, roer, dores e dores. Suas mãos e pés podem ficar mais frios do que o quarto em que você está. Você também pode se sentir cansado, tonto, fraco e vazio. Psicologicamente, você pode desejar alimentos, ter dificuldade em se concentrar e se sentir ansioso e estressado.
Sinais da plenitude
Quando sua fome está satisfeita, você pode sentir uma sensação de paz ou controle, bem como perda de interesse em comer. Se você continuar a comer, após a saciedade vem a plenitude, o que pode ser desconfortável. Por exemplo, seu estômago pode doer e sentir-se inchado, e você pode se sentir letárgico. Seu objetivo deve ser comer o suficiente para alcançar a plenitude. No início de uma nova dieta, você pode não se sentir satisfeito porque seu corpo está acostumado a comer demais. Durante este período difícil, force-se a comer não mais do que uma porção de tamanho saudável. Com o tempo, seu corpo vai se acostumar a comer uma quantidade normal e você vai conseguir plenitude com menos comida. Percepção de especialistas - psicólogos clínicos e terapeutas muitas vezes ajudam os pacientes com problemas alimentares analisar o seu nível de saciedade. Pacientes que tendem a comer em excesso - por exemplo, aqueles com anorexia - devem prestar mais atenção aos sinais de fome e aprender a reconhecer esses sinais como o corpo que pede nutrição. Os pacientes que tendem a comer demais devem prestar mais atenção aos sinais de plenitude, para saberem quando parar de comer.
Bebês
Os bebês não sabem como se sentem, mas alguns sinais físicos podem ajudá-lo a determinar se eles estão com fome ou cheios. Sinais de fome incluem abrir e fechar a boca, chupar as mãos, dedos ou outros itens próximos - e bater ou lamber os lábios. Sinais de plenitude incluem adormecer e se separar do seio ou da mamadeira. Com o tempo, à medida que se familiarizar com a personalidade do seu bebê, você aprenderá a ler suas ações e gritos específicos para determinar se ela está com fome ou satisfeita.