Farinha de milho, ou farinha feita a partir de milho seco ou milho americano, é um tradicional "alimento inicial" para bebês do primeiro ano. Enquanto o seu sabor doce, boa quantidade de proteína e cor amarela brilhante pode fazer com que pareça um primeiro alimento ideal para o seu bebé, existem várias coisas a considerar em primeiro lugar. Em geral, dar o seu fubá de bebê ou milho normal não é recomendado até que eles atinjam pelo menos um ano de idade, devido a possíveis reações alérgicas e uma falta geral de valor nutricional.
Quando começar
seu bebê tem cerca de 6 meses de idade, pode ser hora de começar a experimentar outros alimentos além do leite materno e da fórmula. Alimentos iniciais comuns incluem arroz, milho e purê de legumes e frutas. O arroz e o fubá também podem ser introduzidos por volta dessa época, geralmente misturados com água ou com uma pequena quantidade de leite materno ou fórmula. No entanto, devido aos possíveis alérgenos no milho, isso geralmente não é recomendado até que seu bebê é de 1 ano de idade. Benefícios da farinha de milho, como o milho de semente regular, contém muita proteína e carboidratos. Embora o grão de milho também contenha traços de vitamina A, vitamina C, potássio e ferro, o fubá não contém vitamina A, C nem uma quantidade mínima de ferro. Uma dose típica de farinha de milho contém 20 gramas de hidratos de carbono, 3 gramas de proteína e 2 gramas de gordura, bem como 5% da sua quantidade diária de ferro.
Considerações
Porque o milho é um alérgeno comum, não é recomendado que o fubá seja introduzido antes de seu bebê ter pelo menos 12 meses de idade. O risco de seu bebê ter uma alergia ao milho é maior se houver um histórico familiar de qualquer tipo de alergia.
Advertência
Um bebê com alergia ao milho pode apresentar qualquer um dos sintomas típicos de alergia alimentar, incluindo cãibras, diarréia, eczema, excesso de gases, náusea, vômito, constipação, olhos lacrimejantes ou avermelhados e nariz entupido ou coriza. Embora raro, na pior das hipóteses, uma alergia ao milho pode levar ao choque anafilático. Consulte um médico imediatamente se isso ocorrer.
É sempre uma boa ideia introduzir alimentos ao seu bebê um dia de cada vez para ajudar a identificar possíveis reações alérgicas. Se algum destes sintomas persistirem, entre em contato com o seu pediatra.
Dicas Derivados de milho são encontrados em muitos alimentos comuns, incluindo algumas fórmulas infantis, fermento em pó e xarope de milho. Na maioria das vezes, no entanto, a quantidade de milho nesses alimentos é quase insignificante.
Uma vez que você determinou que seu bebê não é alérgico ao milho, alguns alimentos para misturar fubá com água e leite, incluem purê de batatas, purê de cenoura, purê de maçã, purê de ervilhas e arroz integral ou farelo de arroz. Essas opções são facilmente digeríveis.