casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Efeitos negativos de junk food em crianças

Sobremesas à base de grãos e pizza, bem como refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas energéticas compõem as principais fontes de calorias para crianças de 2 a 18 anos, de acordo com a publicação "Dietary Guidelines for Americans, 2010." Com essas estatísticas, não é tão surpreendente que a taxa de obesidade nas crianças subiu entre 4% e 6%, dependendo da faixa etária, no início dos anos 1970, entre 10% e 20% até 2008. Uma dieta repleta de junk food afeta apenas o peso, mas outras facetas da vida de uma criança também.

Efeito na saúde mental

A necessidade de uma boa dieta começa cedo. "Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente" examinou a dieta de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, bem como a dieta da mãe durante a gravidez. Os pesquisadores concluíram que a dieta da mãe grávida e da criança após o nascimento pode ter um efeito sobre a saúde mental da criança; uma dieta rica em junk food insalubre e pobre em alimentos ricos em nutrientes estava ligada a problemas comportamentais e emocionais, incluindo ansiedade e depressão.

Efeito na Obesidade e Risco de Doença

Uma dieta rica em fast food naqueles A idade entre 4 e 19 anos aumenta o risco de obesidade, segundo pesquisadores que publicaram um estudo em 2004 em “Pediatrics”. Eles descobriram que as crianças que comiam fast food consumiam mais calorias, mais gordura, mais carboidratos, mais açúcares e mais adoçantes. bebidas do que aqueles que não o fizeram. Além disso, essas crianças consumiam menos leite, menos fibras e menos frutas e vegetais sem amido. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, as crianças obesas são mais propensas a ter colesterol alto ou pressão alta, ambos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, crianças obesas correm maior risco de pré-diabetes, problemas ósseos e articulares, apnéia do sono e problemas sociais e psicológicos. Seu status de obeso também pode acompanhá-los até a idade adulta.

Efeito no desempenho acadêmico