A fibra é uma parte essencial da dieta de um bebê. Existem várias maneiras de fornecer fibras a um bebê. O MedlinePlus sugere que o estabelecimento de uma dieta rica em fibras no início da vida pode reduzir o risco de obesidade e reduzir a constipação. Durante o primeiro ano de vida, um bebê depende principalmente de leite materno ou fórmula para nutrição. Quando o bebê começa alimentos sólidos por volta dos seis ou nove meses de idade, alimentos ricos em fibras podem ser introduzidos.
Frutas
Várias frutas são ricas em fibras e são brandas o suficiente para serem introduzidas em um bebê durante o primeiro ano de vida. Os profissionais de saúde devem perguntar a um profissional de saúde quando começar os sólidos e quais são os melhores frutos. Normalmente, um bebê recebe um único alimento em um purê e monitora alergias por pelo menos três dias antes de um novo alimento ser introduzido. Alguns primeiros alimentos comuns incluem maçãs e bananas, que são ricos em fibras. Outras opções de frutas incluem damascos, ameixas, pêssegos, ameixas e peras. As ameixas são dadas frequentemente quando um bebê está lutando com a constipação.
Grãos
Grãos são geralmente dadas ao bebê sob a forma de um cereal de grãos individuais e podem ser dadas antes ou depois de frutos são introduzidos. Cereal de bebê de arroz branco é um primeiro alimento comum, mas esta opção é mais baixa em fibras do que outros grãos como aveia, cevada ou trigo. Outros primeiros alimentos dados a bebês ricos em fibras incluem pães integrais, biscoitos de dentição feitos com vários grãos e biscoitos feitos com qualquer grão que não seja farinha branca.
Uma vez que o bebê tenha dentes e se torne hábil em comer mais alimentos, cuidadores podem oferecer coisas como biscoitos graham, massas integrais, panquecas multi-grãos e aveia heartier. Esses alimentos têm mais fibras por porção e são compostos principalmente de fibras insolúveis. Quanto mais rica a comida, mais fibra é provável que ela tenha.
Legumes
Legumes geralmente são dados a um bebê depois de grãos e frutas durante o primeiro ano de vida. Vegetais ricos em fibras incluem ervilhas, espinafre, brócolis e feijão. Alguns desses sabores podem ser desagradáveis para um bebê que está experimentando novos alimentos ou podem causar gases desconfortáveis para o bebê. Outros vegetais favoráveis ao bebê incluem grão de bico amassado, lentilhas e espinafre.
À medida que o bebê envelhece, vegetais crus podem ser oferecidos. Eles ainda precisarão ser cortados em pedaços seguros para um bebê. As opções de vegetais incluem brócolis cru, alface escura e edamame.