Quando você está grávida, é importante ter cuidado ao escolher o que vai comer e beber para proteger o desenvolvimento e a saúde do seu feto. Isso inclui tomar cuidado ao ingerir alimentos e bebidas que contenham aspartame, uma alternativa ao açúcar, muitas vezes escolhido por mulheres que estão assistindo a sua ingestão calórica. Adoçantes artificiais como o aspartame são feitos de dois aminoácidos chamados fenilalanina e ácido aspártico, informa o Baby Center.
Segurança do Aspartame
Edulcorantes artificiais, como o aspartame, são adicionados a certos alimentos e bebidas para manter sua doçura sem usando açúcar de verdade. Isso reduz o número de calorias nesses alimentos e bebidas, que a Associação Americana de Gravidez observa como benéfica para indivíduos que tentam controlar o ganho de peso. Quando você está grávida, você deve fazer o esforço para comer os alimentos e bebidas mais nutritivos e benéficos para apoiar o crescimento saudável do seu bebê. O aspartame é considerado seguro durante a gravidez, se consumido com moderação.
Exceções ao uso de aspartame
Se você tem fenilcetonúria, ou PKU, você não deve comer qualquer aspartame enquanto estiver grávida. Se você consome alimentos e bebidas com aspartame, seu corpo começará a acumular fenilalanina, que está presente neste adoçante artificial. Baby Center observa que, se você acumular muita fenilalanina, o risco de defeitos congênitos aumenta. Se você desenvolver dor de cabeça após consumir produtos que contenham aspartame, você pode evitá-lo durante a gravidez também. Se você não tiver PKU e só tiver dor de cabeça, seu bebê não corre perigo, mas você pode se sentir mais confortável se você o eliminar da sua dieta.
Alimentos com o Apartame
A Food and Drug Administration exige que qualquer alimento ou bebida contendo aspartame inclua essa informação no rótulo da embalagem. Se você deseja evitar ou moderar quanto aspartame você ingere, a leitura de rótulos de alimentos é uma obrigação. Os alimentos e bebidas mais comuns que contêm aspartame incluem refrigerantes diet e outras bebidas sem açúcar, gelatina, sobremesas, pudins, cereais matinais, chicletes e certos laticínios, segundo relatórios da American Pregnancy Association.> Se você tem PKU ou deseja restringir a quantidade de aspartame que você consome durante a gravidez, existem alternativas saudáveis que proporcionarão o sabor doce que você deseja sem fazer com que você coma muito açúcar. Frutas frescas fornecem doçura natural sem adição de açúcar. Mel agitado em iogurte natural é outra alternativa nutritiva que irá fornecer nutrientes que o feto precisa para crescer. A Baby Center recomenda a substituição de refrigerantes diet, que não fazem parte de uma dieta saudável para gravidez, com água ou suco de frutas. , , ] ]