Muitas crianças adoram a aventura e a emoção que acompanham seus videogames favoritos. Embora os videogames possam ser uma maneira divertida de passar o tempo, eles também envolvem ser sedentários por períodos em que as crianças poderiam estar do lado de fora jogando ou praticando com um time de atletismo. É importante estabelecer restrições que previnam efeitos adversos à saúde devido à inatividade.
Risco de apreensão aumentado - Aqueles que jogam videogames estão associados a um risco maior de convulsões do que aqueles que não o fazem, segundo o Dr. Mohamed. K. Khan, pesquisador do Conselho de Ciência e Saúde Pública. Embora nenhum estudo sobre este risco tenha sido conduzido nos Estados Unidos, estudos da Grã-Bretanha e do Japão revelaram um aumento do risco de convulsões induzidas pela luz devido ao jogo de vídeo game. Na Grã-Bretanha, aqueles entre as idades de 7 e 19 anos foram associados com um risco de 1,1 por 100.000 para experimentar uma convulsão induzida por luz. No entanto, aqueles na mesma faixa etária que jogaram videogames experimentaram um risco de 1,5 por 100.000, de acordo com o relatório do Dr. Khan.
Aumentou o risco de obesidade
Antecipando atividade física em favor de horas gastas jogando videogames pode Contribuir para a obesidade em crianças, de acordo com Kids Health, um site patrocinado pela Nemours Foundation. Limitar o jogo de videogame de seu filho a uma ou duas horas por dia ou exigir que ele pratique alguma atividade física antes de jogar pode ajudar a reduzir esses efeitos. Caso contrário, seu filho pode não estar queimando a mesma quantidade de calorias que teria durante o jogo - o que resulta em ganho de peso. O ganho de peso é problemático em crianças porque pode contribuir para futuros problemas de saúde e estabelece hábitos não saudáveis que podem ser difíceis de quebrar à medida que seu filho fica mais velho. Estar acima do peso aumenta o risco de uma criança desenvolver diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol alto e outros problemas de saúde.
'Get Kids Moving' da Exergames
Nem todos os efeitos de saúde associados a jogos são negativos. Quando as crianças brincam de “exergames”, elas queimam mais calorias do que se estivessem sentadas e jogando videogames. Exemplos de exergames incluem aqueles que incentivam as crianças a dançar, boxear ou jogar tênis. As crianças podem queimar cerca de 4,3 calorias por minuto jogando um jogo de boxe, no entanto, jogos de baixa atividade, como o golfe, só queimam 1,6 calorias por minuto. Bryan Haddock, professor associado de cinesiologia da Universidade Estadual da Califórnia em San Bernardino, testou esses jogos pela eficácia e descobriu que o jogo de golfe “não era muito melhor do que apenas sentar, mas a atividade de boxe seria o equivalente das crianças. dar uma caminhada rápida ou corrida lenta. ”Os videogames do Exergame podem ser especialmente benéficos para as crianças que vivem em climas frios ou em áreas perigosas onde sair para brincar pode não ser possível. Para essas populações de crianças, os videogames podem ter um efeito positivo.