O desenvolvimento da coluna começa no útero, mas continua após o nascimento. À medida que o bebê cresce e se desenvolve, ele desenvolverá lentamente a espinha característica em forma de S que os adultos têm. Dieta no útero e posicionamento do bebê após o nascimento podem afetar o desenvolvimento da coluna vertebral.
Desenvolvimento pré-natal
No útero, o desenvolvimento da coluna vertebral começa com uma estrutura embrionária chamada de tubo neural. Esse tubo eventualmente se torna o cérebro e a medula espinhal. Nas primeiras semanas de gravidez, o tubo alonga-se e dobra-se para dentro. Cerca de 28 dias após a concepção, normalmente é fechado. Após cerca de oito semanas de desenvolvimento, a maioria dos órgãos acaba de se formar, mas o cérebro e a medula espinhal continuam a mudar e se tornam mais especializados através do nascimento e além, à medida que os ossos da espinha se formam ao redor da medula espinhal. br>
Depois que o bebê nasce, a medula espinhal e as vértebras da coluna estão todas presentes, mas ainda tem algum desenvolvimento a ser feito. A coluna após o nascimento tem apenas uma curva em vez das três presentes nos adultos. Essa curva primária faz com que a coluna assuma uma forma de C. Quando o bebê começa a erguer a cabeça, forma-se a primeira curva secundária nas vértebras cervicais, os ossos espinhais do pescoço. A segunda curva secundária se forma como um arco na região lombar quando a criança começa a engatinhar.
Problemas
Durante o desenvolvimento fetal, se o tubo neural não fechar na parte inferior, perto da parte inferior das costas, um nascimento defeito chamado espinha bífida se desenvolve. Na espinha bífida, a medula espinhal pode cutucar os ossos da coluna vertebral. De acordo com a March of Dimes, cerca de 1.500 bebês nascem com espinha bífida a cada ano.
Care
As vitaminas pré-natais são essenciais para o desenvolvimento adequado da coluna vertebral fetal. O ácido fólico, também conhecido como folato, é especialmente importante para o desenvolvimento do tubo neural durante as primeiras semanas de gravidez, antes que a maioria das mulheres saiba que está grávida. Os bebês devem ter tempo de barriga, tempo gasto deitado, a fim de permitir que eles desenvolvam os músculos necessários para apoiar o desenvolvimento das curvas da coluna vertebral que eventualmente permitirão que eles rastejem e andem.
Avisos
Manter um bebê em uma posição curvada artificial durante longos períodos de tempo pode impedir ou retardar o desenvolvimento adequado da coluna. Dispositivos como assentos de carro, transportadores infantis e balanços para bebês devem ser usados apenas por curtos períodos de tempo. Manter um bebê deitado de costas na maior parte do tempo ou usar suportes eretos que não suportam as pernas e a coluna também pode ser prejudicial ao desenvolvimento da coluna vertebral.