A maioria dos bebês nascidos é entregue entre 37 e 40 semanas de gestação e é considerada como termo. Alguns bebês nascem prematuros, antes de 37 semanas. Os mais novos são os bebês nascidos com 23 semanas de gestação. O parto prematuro é extremamente prematuro, muito pequeno e requer o apoio total de uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) a partir do momento em que ela nasce.
Desenvolvimento Fetal: Primeiro trimestre de gravidez
Durante o primeiro parto trimestre, desde a concepção até a semana 14 da gravidez, seu novo bebê passa por grandes saltos no desenvolvimento. A professora Judy Maloni, da Case Western Reserve University, afirma que nesta gestação, o coração começa a bater, os ossos se formam para a cabeça, braços, dedos, pernas e dedos, os principais órgãos e o sistema nervoso são formados e começam a funcionar. Pernas e braços começam a se mover e soluços são comuns. Até o final do primeiro trimestre, o bebê terá cerca de 4 centímetros de comprimento e um pouco mais de 1 oz.
Desenvolvimento Fetal: Segundo Trimestre
As semanas 14 a 28 são consideradas o segundo trimestre. Durante essas semanas seu bebê crescerá muito rapidamente e continuará assim até o nascimento, segundo Maloni. Órgãos necessários para a vida continuam a se desenvolver e amadurecer. Pálpebras, sobrancelhas e unhas se formam, embora as pálpebras permaneçam fundidas até cerca de 24 ou 25 semanas. Ela se move, chuta, dorme e acorda agora, e pode engolir, ouvir e transmitir urina.
Aparência geral em 23 semanas de gestação
Um bebê com 23 semanas de gestação tem os mesmos órgãos internos e externos presentes como um bebê prazo. As principais diferenças são o tamanho do bebê e a maturidade de seus órgãos individuais. O site da Clínica Mayo afirma que um bebê de 23 semanas mede cerca de 7 a 7,5 cm de comprimento, do topo da cabeça até a garupa, e pesa aproximadamente 1 kg. Todos os órgãos dele são imaturos, incluindo a pele, que é translúcido, fino e cor-de-rosa ou vermelho. As pálpebras ainda estão fundidas, para que o bebê não abra os olhos ainda.
Equipamento de suporte de vida necessário na gestação de 23 semanas
Embora todos os órgãos vitais de um bebê estejam presentes em 23 semanas de gestação, eles não são totalmente desenvolvido. Os pulmões ainda não produziram surfactante, uma substância que permite que os sacos de ar nos pulmões se inflamem. Portanto, bebês nascidos tão cedo precisam de um tubo de respiração e uma máquina, chamada de ventilador, para respirar por eles. Os médicos e enfermeiros também estarão observando de perto a frequência cardíaca e a eficácia do ventilador. Para fazer isso, pequenas almofadas serão colocadas em seu peito e uma mão ou pé.
Cuidados e monitoramento necessários em 23 semanas de gestação
O bebê nascido prematuramente não é capaz de coordenar sucção, deglutição e respiração, e vai exigir um tubo no nariz ou na boca que termina em seu estômago para fornecer-lhe comida. O bebê tem um sistema nervoso imaturo em 23 semanas, o que o impede de reagir a ruídos e se tocar de maneira apropriada. Portanto, um bebê nascido em 23 semanas de gestação será fechado em uma incubadora cheia de ar quente, com um cobertor no topo bloqueando a luz e o som. Como um bebê prematuro ainda não tem gordura corporal, seu ambiente precisa ser aquecido. O isolette terá ar quente e umidificado para manter o bebê aquecido e ajudar a manter a pele frágil saudável.