Um dos sintomas iniciais mais comuns da gravidez é a doença da manhã. As mulheres grávidas geralmente começam a experimentá-lo algumas semanas após a concepção, e geralmente dura até o final do primeiro trimestre. Seus hormônios, incluindo a progesterona, são culpados pelas náuseas e mal-estares tão comuns no início da gravidez.
Gravidez Hormônios
Quando você engravida, seus ciclos hormonais normais mudam significativamente. Em vez dos níveis de estrogênio e progesterona subindo e descendo a cada mês, você passa por nove meses de altos níveis de estrogênio e progesterona, além de altos níveis de um terceiro hormônio, chamado hCG, ou gonadotrofina coriônica humana. Esses hormônios trabalham juntos para produzir as mudanças necessárias na gravidez, inclusive ajudando a manter o revestimento uterino, que é onde o bebê em desenvolvimento se implanta em apenas uma semana ou duas de fertilização.
Progesterona
O papel específico da gravidez a progesterona se relaciona diretamente com o revestimento uterino e indiretamente com outros sistemas do corpo. Até que seu bebê desenvolva a placenta, um órgão que normalmente atinge sua conclusão por volta do quarto mês de gestação, é totalmente dependente dos vasos sangüíneos do revestimento uterino para nutrientes e oxigênio. A progesterona ajuda a manter o revestimento do útero, e sem progesterona alta, você não pode manter uma gravidez precoce, explica Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Fisiologia Humana".
Doença de Manhã
Um dos mais problemáticos dos efeitos da progesterona alta é que ela contribui para a desaceleração do trato digestivo. Isso ajuda a extrair todos os nutrientes dos alimentos que você come, mas também mantém os alimentos no intestino por mais tempo e pode aumentar o risco de náusea, especialmente quando o açúcar no sangue diminui. Heidi Murkoff e Sharon Mazel, em seu livro "O que esperar quando você está esperando", observam que o enjôo matinal ocorre devido às ações dos hormônios hCG e progesterona no intestino.
Considerações
Como o mal da manhã geralmente piora quando o açúcar no sangue está baixo, a Dra. Miriam Stoppard, em seu livro "Conception, Pregnancy and Birth", recomenda muitas refeições menores todos os dias para ajudar a manter o açúcar no sangue. A combinação de alimentos ricos em proteínas, como queijo ou ovos, com alimentos ricos em carboidratos, como bolachas, pode ajudar a manter seu nível de açúcar no sangue mais estável do que consumir somente carboidratos. Além disso, pequenas refeições ajudam a manter seu intestino operando mais regularmente do que refeições maiores.
Prevenção /Solução
Embora a maioria dos obstetras não recomende produtos farmacêuticos durante a gravidez, você pode ajudar a aliviar os sintomas da doença matutina até o momento certo. enquanto seu corpo se acostuma com o excesso de progesterona, que geralmente ocorre em torno do terceiro mês de gravidez. Comer gengibre ou beber chá de gengibre pode ajudar, observe Murkoff e Mazel, assim como um pequeno lanche antes de sair da cama de manhã.