A gonadotrofina coriônica humana, ou hCG, é um hormônio envolvido na gravidez. Os adultos normais não têm hCG na corrente sanguínea, mas as mulheres grávidas. Porque hCG ajuda a manter as mudanças fisiológicas que suportam uma gravidez, que provoca uma cessação da menstruação, bem como vários outros efeitos fisiológicos.
Produção de hCG
Na maioria das circunstâncias, o hCG vem apenas de uma fonte - desenvolvendo tecido embrionário. Se você conceber, seu óvulo fertilizado começa a produzir hCG dentro de alguns dias após a concepção. O hormônio se comunica com o seu corpo, permitindo que você saiba que está grávida. A presença de hCG sinaliza seu corpo para manter o revestimento uterino que se acumulou durante o ciclo menstrual. Este hormônio é fundamental para a gravidez, porque o óvulo fertilizado precisa ser implantado no revestimento uterino. Outras fontes de hCG
Embora o hCG venha principalmente do tecido embrionário, existem outras duas fontes potenciais de hCG. Alguns tumores podem secretar hCG, o que torna o hormônio um marcador tumoral em indivíduos não grávidas. A única outra circunstância na qual o hCG apareceria em sua corrente sanguínea se você não estivesse grávida é aquele em que seu médico está tratando você com drogas de fertilidade feitas de hCG, como Pregnyl. O banco de dados de drogas RxList.com observa que Pregnyl ajuda a induzir a ovulação e pode aumentar a fertilidade em alguns indivíduos.
Menstruação
O papel natural de hCG no corpo de uma mulher é evitar o derramamento do revestimento uterino, ou menstruação. Como tal, o hCG - independentemente da fonte - limita ou impede a menstruação. Embora você possa sentir leve sangramento vaginal periódico durante a gravidez, só muito raramente você terá um período menstrual completo enquanto estiver grávida. Da mesma forma, se você estiver em tratamento com medicamentos contendo hCG ou tiver altos níveis de hCG devido a um tumor, você não menstruará.
Teste de hCG
Como o hCG evita a menstruação, os níveis de hCG durante a gravidez começa a aumentar bem antes de você perder seu primeiro período menstrual. Em seu livro "Conception, Pregnancy and Birth", a Dra. Miriam Stoppard explica que você pode testar normalmente o hCG em sua urina usando um teste de gravidez caseiro vários dias antes de realmente perder um período menstrual. Os rins filtram o hCG da corrente sanguínea para a urina, e os testes de gravidez caseiros o detectam.
Baixo hCG
Se os seus níveis de hCG forem muito baixos durante a gravidez, você pode abortar. O aborto espontâneo não se deve diretamente ao baixo hCG, mas sim ao hormônio progesterona. Se o hCG for baixo, você provavelmente produzirá baixos níveis de progesterona, que é diretamente responsável pela manutenção do revestimento uterino. Seu obstetra pode testar tanto os níveis de hCG quanto de progesterona no início da gravidez para determinar se você está em risco de se livrar do revestimento do útero e perder a gravidez.