As mães adolescentes em situação de risco correm o risco de apresentar complicações durante a gravidez que podem causar problemas de saúde tanto para a mãe quanto para a criança. A falta de prontidão física para a gravidez, combinada com escolhas arriscadas de estilo de vida, como tabagismo e abuso de drogas, aumentam a chance de complicações. Adolescentes podem aumentar a possibilidade de ter uma gravidez saudável e reduzir possíveis complicações, buscando atendimento pré-natal precoce e seguindo um estilo de vida saudável, de acordo com a March of Dimes.
Bebês nascidos para adolescentes as mães geralmente têm baixo peso ao nascer, sendo que os bebês nascidos de mães com menos de 15 anos correm maior risco. Baixo peso ao nascer varia de 3,5 libras a 5,5 libras. Hábitos alimentares inadequados são comuns entre os adolescentes, o que pode resultar em baixo ganho de peso na gravidez e má nutrição. Fumar, abuso de drogas e outras complicações da gravidez, como pressão alta, também podem facilitar o baixo peso ao nascer.
Premature Labor
Mães adolescentes enfrentam a possibilidade de parto prematuro ou parto que começa antes 37 semanas de gestação. Fisicamente, mães adolescentes têm órgãos reprodutivos imaturos que podem não estar preparados para levar um bebê a termo. O Journal of Perinatology observou em um estudo de 2002 que um colo uterino e um sistema metabólico imaturo desempenham um papel em causar parto prematuro em mães adolescentes. Doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo também aumentam o risco de trabalho de parto prematuro.
A pressão aumentada para o fluxo sanguíneo durante a gravidez pode colocar pressão no sistema cardiovascular não desenvolvido de uma mãe adolescente, que pode estar despreparado para lidar com a carga circulatória extra. A hipertensão arterial, também chamada de hipertensão induzida pela gravidez (HIG), pode se desenvolver como resultado. Mesmo com o tratamento, a HIG pode evoluir para uma condição mais grave chamada pré-eclâmpsia, que é uma combinação de pressão alta, inchaço das mãos, rosto e pés e proteína na urina. A pré-eclâmpsia e a HIG podem resultar em redução do peso e crescimento fetal ao nascimento e colocam a mãe em risco de complicações cardíacas durante a gravidez.
Anemia
O ferro é um nutriente importante para os glóbulos vermelhos saudáveis. O sangue com baixo teor de ferro não é tão eficaz na circulação de sangue rico em oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo. A gravidez coloca uma demanda extra no corpo para fazer circular o sangue para a placenta e o bebê em desenvolvimento e pode roubar as células de ferro. Combinado com uma dieta pobre em alimentos ricos em ferro, o que é comum entre os adolescentes, a anemia (baixo teor de ferro) pode resultar. A anemia pode ser tratada durante a gravidez, consumindo alimentos ricos em ferro ou suplementos de ferro, conforme necessário. , , ] ]