A gravidez normalmente dura 40 semanas, mas as gravidezes que duram de 38 a 42 semanas são consideradas dentro da faixa normal. Gravidez que dura 43 semanas, ou 3 semanas após a data de vencimento, é considerada após o prazo ou após as datas. De acordo com os Casos Clínicos Baseados em Problemas publicados pela Universidade do Alabama em junho de 2005, entre seis e 12 por cento são pós-termo, e 20 a 30 por cento destes têm síndrome de pós-maturidade fetal (SPM), relacionada ao envelhecimento placentário.
Um bebê de pós-termo com TPM pode ter pele seca e descamada, com rachaduras ao redor dos vincos pelos tornozelos, pulsos e pescoço. Vernix, o material branco e cremoso que normalmente protege a pele de uma criança da imersão em água, é ausente ou escasso. Unhas e unhas podem ser longas, passando pelas pontas dos dedos das mãos e dos pés. Bebês prematuros com TPM podem perder gordura na última semana ou duas da gravidez e podem ter pele solta; braços e pernas podem parecer finos devido à perda de gordura subcutânea. Esses bebês têm mais cabelo do couro cabeludo do que a maioria, e menos pêlos finos (lanugo), de acordo com a Universidade do Alabama.
Até 70 a 80 por cento dos bebês pós-termo são macrossômicos, pesando mais de 4.000 gramas, de acordo com a Universidade do Alabama, e pode ter problemas com distocia de ombro, onde ombros muito grandes ficam presos na saída pélvica, ou com ossificação do crânio e incapacidade de se moldar ao canal do parto. Bebês prematuros com TPM podem parar de engordar ou até mesmo perder peso nas últimas duas semanas, já que a placenta deixa de fornecer nutrição adequada e, por isso, podem ficar macilentos.
Coloração de mecônio
Bebês pós-termo com TPM muitas vezes passam mecônio, o primeiro movimento intestinal, antes do nascimento. O mecônio pode manchar o líquido amniótico e transformar a pele do bebê em um verde amarelado. Como os bebês fazem “exercícios de respiração” enquanto ainda estão no útero, alguns mecônios podem ter sido inalados nos pulmões antes do nascimento. A aspiração de mecônio também pode ocorrer se o oxigênio do feto diminuir em qualquer momento do trabalho de parto. O mecônio nos pulmões pode causar desconforto respiratório ou infecção no momento do parto em bebês pós-maturos, de acordo com um artigo escrito por Errol Norwitz, MD, e publicado no uptodate.com
Outros sinais
Bebês com PMS muitas vezes tem um olhar de olhos arregalados, alerta, de acordo com o Manual Merck. Isso pode ser em parte por causa da perda de gordura subcutânea ao redor dos olhos. Bebês pós-termo com TPM são mais propensos a ter baixo nível de açúcar no sangue após o parto. Eles podem ser nervosos ou letárgicos. Esses bebês podem ser propensos a hipotermia ou baixa temperatura corporal, porque eles não têm células de gordura suficientes para manter a temperatura.