Muitos vírus podem prejudicar o feto em desenvolvimento durante a gravidez, mas a febre glandular, mais comumente conhecida como mononucleose infecciosa, geralmente não causa sérios problemas na gravidez. Causado pelo vírus Epstein-Barr, mononucleose ou mono, pode fazer você se sentir cansado e doente, mas não aumenta o risco de defeitos congênitos ou perda de gravidez, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Converse com seu médico se você acha que pode ter mononucleose.
Susceptibilidade
Quando uma mulher atinge a idade reprodutiva, a maioria já foi exposta ao vírus Epstein-Barr e desenvolveu anticorpos contra ela. Cerca de 95 por cento das pessoas têm anticorpos contra o vírus entre as idades de 35 e 40 anos, de acordo com o CDC, e o vírus se espalha pela saliva. Se você tem anticorpos contra o vírus, seu bebê tem anticorpos contra o vírus até que a proteção dos anticorpos maternos desapareça em vários meses.
Sintomas
Os sintomas da mononucleose na gravidez não diferem dos sintomas em nenhum outro momento. vida. Febre, fadiga extrema, glândulas inchadas e dor de garganta ocorrem mais comumente. Se o vírus afeta o fígado, você pode ter amarelamento da pele e do branco dos olhos, dor abdominal superior e perda de apetite. Se você desenvolver inchaço no baço, o órgão pode se romper, o que é uma emergência médica. Procure atendimento médico imediatamente se desenvolver sinais de doença hepática ou dor abdominal. Tome medidas para evitar que a febre suba muito, o que pode afetar o seu bebê. A febre alta sustentada de 103 graus Fahrenheit ou superior pode aumentar o risco de defeitos congênitos ou perda fetal no primeiro trimestre, de acordo com Mary Lake Polan, obstetra que escreve para o site da Baby Center. nenhum medicamento é eficaz contra o vírus, você não precisa se preocupar com tratamentos que afetam seu bebê durante a gravidez. Seu médico irá aconselhar 10 a 12 horas de sono por noite, sem álcool, sem paracetamol e uma dieta bem equilibrada, todos os tratamentos que irão beneficiá-lo e não prejudicar o feto. Como a maioria das mulheres já tem algum grau de fadiga durante a gravidez, você pode precisar de mais descanso. Comer bem pode ser difícil quando você não tem apetite, mas uma boa dieta garante que você vai curar o mais rapidamente possível e que seu bebê vai ter a nutrição que ela precisa para crescer.
Preocupações
The Epstein- O vírus Barr, que fica inativo nas células após uma infecção aguda, pode se reativar durante a gravidez. Um estudo norueguês publicado na edição de setembro de 2005 do "BJOG" mostrou que as mulheres com uma reativação significativa do vírus durante a gravidez tiveram gestações mais curtas, 271 dias em comparação com 279 dias, em média. O status de anticorpos de Epstein-Barr não afetou a taxa de morte fetal.