corpo de uma mulher passa por tantas mudanças ao longo da gravidez que diferentes sintomas corporais desenvolvem. Durante a décima semana, os sintomas podem ser os mesmos que os experimentados desde o início da gravidez ou podem ser mais proeminentes. O bebê tem pouco mais de uma polegada, diz BabyCenter.com. Seu peso dificilmente é suficiente para ser notado pela mãe, mas suas mudanças corporais provavelmente não passarão despercebidas durante esta semana e nas próximas semanas.
Mudanças uterinas
Conforme a gravidez avança, o útero se expande para acomodar o bebê em crescimento. BabyCenter.com aponta que antes da gravidez, o útero era do tamanho de uma pequena pêra; mas durante a décima semana, é do tamanho de uma toranja. A maioria das mulheres experimenta algumas mudanças de tamanho no meio desse ponto. Isso pode ou não significar que ela teve que começar a usar roupas de maternidade. É muito provável que suas roupas estejam ficando desconfortavelmente apertadas. Juntamente com o aumento do útero, um ligeiro ganho de peso pode ter ocorrido na décima semana. A taxa de ganho de peso varia para cada mulher, mas um prestador de cuidados de saúde pode ajudar a estimar uma taxa de ganho saudável numa base individual. Não é incomum que uma mulher fique sem ganhar peso durante as primeiras dez semanas.
Mudanças nas Mamas
Até este ponto, uma mulher provavelmente notou algumas mudanças em seus seios e continuará a ver algum crescimento ou inchaço nos tecidos. A aréola provavelmente se tornou marrom e está aumentada. A sensibilidade mamária é um sintoma inicial comum da gravidez que persiste até a décima semana. Algumas mulheres podem notar um aumento no tamanho do busto, tanto no copo quanto no comprimento da faixa. Já pode ser hora de um sutiã maior ou mais indulgente.
Doença de manhã
Enjoo da manhã, ou náuseas e vômitos, pode começar no início da gravidez e persistir até a 12 ª ou 13 ª semana. Esta náusea, vômito, mau humor e dor de cabeça tendem a diminuir quando o segundo trimestre começa. A doença da manhã pode ocorrer a qualquer momento durante o dia, ou pode até durar enquanto a mulher estiver acordada. Algumas mulheres sentem aversão por comida e perfume durante esse período. Isso pode dificultar a alimentação, o que pode levar a mais fadiga, desmaios e outros sintomas de baixa de açúcar no sangue.
Alterações na pele
Algumas mulheres podem começar a perceber veias na barriga, seios e pernas. Isto é devido ao aumento do volume sanguíneo no corpo. Manchas na pele podem aparecer no rosto, pescoço e peito. Há uma série de razões para as mudanças visíveis na pele, incluindo hormônios e aumentos de volume sanguíneo. eMedTV.com aponta que as gengivas podem amolecer e tornar-se mais sensível por este ponto na gravidez.
O desconforto abdominal
Como o útero se expande, os músculos abdominais circundantes vão esticar para dar espaço. Isso pode levar a cãibras musculares e, às vezes, dor abdominal. Esse desconforto pode progredir com o passar do tempo.
Constipação
A constipação pode começar no início da gravidez. Na décima semana, uma mulher pode já ter lidado com movimentos intestinais desconfortáveis. Prisão de ventre na gravidez é devido a hormônios que retardam o processo digestivo e ao aumento da pressão colocada nas entranhas pelo útero em crescimento. O útero repousa diretamente sobre a bexiga, o que pode causar problemas de micção, como micção mais frequente, eliminação lenta da urina e potencial para infecção do trato urinário. WhatToExpect.com indica que outros problemas digestivos podem se desenvolver, como azia e excesso de gases.
, , ] ]