Profissionais médicos contam as semanas de gravidez a partir do primeiro dia do seu último período menstrual. Com cinco semanas de gravidez, você está em torno de uma semana após sua menstruação - três semanas após a data da concepção - e pode suspeitar que está grávida. Além de perder o período menstrual - um sintoma causado pelo hormônio progesterona que impede a quebra do revestimento uterino -, outros sintomas da gravidez aparecem com frequência durante essa semana.
Sintomas
Cerca de 70% das mulheres apresentam náuseas ou vômito - ou ambos - no início da gravidez. Esse sintoma geralmente indica uma gravidez saudável. Aumento do fluxo sangüíneo através dos rins pode causar micção freqüente. O aumento do hormônio progesterona, produzido primeiro pelo corpo lúteo e depois pela placenta, pode causar fadiga. Seios e mamilos no início da gravidez podem formigar, coçar e inchar à medida que os dutos de leite e o tecido mamário se expandem. Os hormônios estrogênio e progesterona, juntamente com o hormônio coriônico sommatomammotropin, também podem causar o crescimento da mama durante esta fase inicial.
Alguns sintomas podem ser sinais de alerta de que algo está errado com a gravidez. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver sangramento intenso ou dor abdominal ou cólicas. Sangramento e dor podem indicar um possível aborto ou uma gravidez ectópica - que começa a crescer nas trompas de Falópio ou em outro local fora do útero, como no colo do útero. Gravidezes ectópicas podem causar sangramento com risco de vida se crescerem o suficiente para romper a trompa de Falópio. Portanto, não se esqueça de verificar com seu médico os primeiros sinais de gravidez.
, , ] ]