Buscar esclarecimento sobre o problema central que está causando atrito e distância, aconselha a psicoterapeuta Nancy Dreyfus, autora do livro. "Fale comigo como se eu fosse alguém que você ama: conserto de relacionamento em um flash." Muitas vezes, os argumentos em que os casais se envolvem são um reflexo de algo muito mais profundo e implícito que os incomoda. Não é, por exemplo, que um cara odeie seus amigos e não queira sair com eles. A realidade pode ser que ele está com medo de perder o emprego, tentando economizar dinheiro e não se sentindo ao redor de uma multidão alegre agora.
Reconheça sua parte do problema, a Drefus recomenda . Mesmo que pareça que ele é o único que criou todos os soluços em seu relacionamento, colocá-lo na defensiva e mantê-lo lá com bronca, crítica, xingamentos e culpados só aumentará a distância. Peça desculpas se você estiver desatento, preocupado com seus próprios problemas ou rápido demais para tirar conclusões precipitadas sem ouvi-lo totalmente. Ouça sem julgar. Se ele vê sua vontade de trabalhar em direção a uma solução, é mais provável que ele tome uma sugestão de seu exemplo.
Concentre-se em questões específicas à medida que ocorrem, diz Nana Einarson, autora de "Do Você mesmo Guia de Reparação de Relacionamento ". O que freqüentemente atrapalha um relacionamento é quando um ou ambos os lados economizam todas as suas frustrações e, em seguida, acumulam o parceiro durante uma briga sobre algo completamente desvinculado. Por causa da quantidade de tempo que passou, seu namorado pode nem se lembrar de um incidente específico e replicar que você está apenas sendo histérica. Resolva comunicar preocupações e preocupações quando elas acontecerem, não semanas depois.
Mostre ao seu namorado o que ele ainda significa para você, surpreendendo-o com sua refeição favorita, colocando notas de amor em seus bolsos e chamando-o ao meio-dia para que ele saiba que está em sua mente. Como Einarson salienta, os casais às vezes esquecem todos os comprimentos que foram durante a fase inicial do namoro para mostrar que estavam atraídos e interessados. Uma vez "pego", é muito fácil deslizar em uma rotina ho-hum de tomar um ao outro para concedido. Quando as críticas começam a superar elogios e demonstrações de afeto, isso erode a confiança e a auto-estima. Reserve tempo todos os dias para que ele saiba que é amado.
Dica
Considere a terapia de casais se suas tentativas de comunicação continuarem a agravar o problema. Um terceiro sem julgamento em um ambiente neutro e estimulante pode desbloquear elementos de discórdia que você não conseguiu identificar por conta própria.