A educação física, ou a aula de ginástica, não é obrigatória para todos os alunos do ensino médio. Em algumas escolas, não é oferecido devido a cortes no orçamento ou a ideia de que os alunos devem usar esse tempo para estudar. A educação física pode realmente aumentar o desempenho acadêmico. Também ensina habilidades e hábitos dos adolescentes que os ajudam a fazer a transição para adultos saudáveis.
Estabelecendo Hábitos Saudáveis
Adolescentes obesos e sedentários tendem a carregar seus maus hábitos até a idade adulta. Ensinar os adolescentes a importância de um estilo de vida saudável e estabelecer rotinas de fitness agora pode ajudar os adolescentes a fazer do exercício uma prioridade quando adultos. Os adolescentes também podem aprender a usar o exercício como um mecanismo de enfrentamento saudável para o estresse acadêmico e social. Atividades físicas, como esportes em grupo, ajudam a formar líderes adultos e ensinam aos adolescentes o valor do trabalho em equipe e da cooperação.
A American Heart Association é uma defensora da educação física para ajudar a reduzir a obesidade infantil. AHA estima que 10 milhões de crianças e adolescentes sofreram de obesidade a partir de 2011. Adolescentes devem obter 60 minutos de atividade física por dia para controlar seu peso e fortalecer os ossos e músculos. O aumento de atividades sedentárias entre adolescentes, como videogames e atividades de computação, significa que muitos adolescentes não fazem o exercício necessário. Aulas de educação física agem como uma medida de saúde pública para incentivar a atividade e ajudar os adolescentes a manter pesos saudáveis. Inatividade e obesidade aumenta o risco de que os adolescentes desenvolvam problemas cardíacos, diabetes, ossos e articulações e certos cancros como adultos. Um estilo de vida ativo oferece um meio substancial de proteção contra esses e muitos outros problemas de saúde crônicos evitáveis. Em uma escala global, a prevenção generalizada de doenças relacionadas à obesidade poderia salvar os bilhões de dólares dos Estados Unidos em custos de saúde. Cerca de 75% dos gastos com assistência médica destinam-se ao tratamento de condições médicas que podem ser evitadas com mudanças no estilo de vida, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva.
Melhor Desempenho Acadêmico
Segundo o Conselho Presidencial de Assuntos Físicos Aptidão e Esportes, os alunos que realizaram cinco horas de atividade física a cada semana melhoraram seu desempenho acadêmico, níveis de alerta e períodos de atenção. Alunos de programas sem atividade física que usaram o tempo extra para o estudo em sala de aula não tiveram melhor desempenho em testes padronizados do que os estudantes que desistiram de algum tempo de estudo em favor da educação física. O PCPFS também relata que exames cerebrais de estudantes que praticam exercícios regulares mostram uma atividade aumentada nas partes do cérebro necessárias para o aprendizado e a tomada de decisões.