A transição entre a infância jovem e a idade adulta jovem é um período empolgante de autodescoberta e desenvolvimento. Entre as idades de 7 e 16 anos, as crianças passam por três estágios distintos de desenvolvimento infantil: meio da infância, início da adolescência e meio da adolescência. Ao longo desses anos de formação, as crianças ganham auto-estima e senso de identidade, experimentam mudanças físicas dramáticas e desenvolvem interesses e habilidades que podem durar a vida toda.
Infância Média: 7 a 11 anos
, as crianças crescem uma média de 2 polegadas e ganham 5 a 7 libras por ano, de acordo com os autores de "Primary Care Pediatrics". As crianças desta idade ganham progressivamente massa muscular e força, e melhora a coordenação. Os estágios iniciais da puberdade podem aparecer, marcados pelo desenvolvimento testicular em meninos e pelo desenvolvimento das mamas em meninas. Durante a infância média, as crianças começam a basear sua autoestima no sucesso escolar e com atividades externas, juntamente com a comparação de suas habilidades com os colegas. As redes sociais se ampliam e as crianças começam a depender de outros adultos além de seus pais - como técnicos e professores - para aconselhamento e orientação.
Adolescência Precoce: 11 a 14 anos de idade
A mudança física mais notável no início a adolescência é puberdade, embora possa acontecer mais cedo ou mais tarde. As meninas desenvolvem seios e pêlos pubianos e começam a menstruar. Os meninos experimentam o aumento dos testículos e do pênis e o desenvolvimento dos pêlos púbicos, faciais e corporais. Meninas e meninos experimentam um surto de crescimento dramático durante a puberdade como seus corpos de transição para um físico mais adulto. Socialmente, os primeiros adolescentes passam mais tempo com os amigos e começam a se distanciar de seus pais. O conflito entre pais e filhos é comum, e a incapacidade de antecipar as conseqüências de longo prazo de seu comportamento pode levar à impulsividade, como confrontos agressivos ou explosões em sala de aula. Adolescência Média: 14 a 16 anos de idade passou pela puberdade na adolescência média. A maioria das meninas atingiu a altura e o peso dos adultos. Muitos meninos continuam crescendo durante e após a adolescência média, uma vez que seu surto de crescimento relacionado à puberdade às vezes acontece até os 16 anos, de acordo com o "Essentials of Pediatric Nursing". Adolescentes do meio são comumente preocupados com amigos e relacionamentos românticos. O conflito entre pais e filhos está tipicamente no auge, dizem os autores de "Child Development and Behavioral Pediatrics". As crianças no meio da adolescência gastam mais tempo e energia focadas em sua aparência externa. Eles ainda têm dificuldade em ver as implicações de longo prazo de suas ações, o que pode levar a comportamentos arriscados, como abuso de substâncias e sexo inseguro.
Ajudar seu filho nesses anos formativos
Juntamente com enormes avanços No desenvolvimento social e intelectual, as crianças na meia infância e na adolescência precoce e média podem ter problemas para se adaptar às mudanças no desenvolvimento. Isso pode levar a problemas de auto-estima, ansiedade e /ou abstinência. Além de amar e apoiar seu filho, você pode tomar várias medidas úteis, como: - Incentivar atividades extracurriculares, que fornecem redes sociais estendidas. - Ajudar seu filho a formar e nutrir relações positivas entre pares e adultos. - Permitir que o seu filho passe tempo com amigos enquanto estabelece limites razoáveis e implementa um horário familiar regular.
Também é importante conversar com seu filho sobre questões de segurança, como usar cintos de segurança e capacetes de bicicleta, e os riscos de abuso de substâncias e doenças sexualmente transmissíveis. Fale com o seu médico se estiver preocupado com a saúde mental ou o desenvolvimento físico do seu filho.
, , ] ]