Para meninas adolescentes, a auto-estima pode ser afetada não apenas pela aparência, mas também pelo modo como se sentem. A auto-estima também pode estar ligada à forma como uma adolescente se sente sobre suas habilidades e talentos, não importa o quão bem sucedida ela seja na escola ou em outras áreas. Anita Gurian, Ph.D., com Education.com, aponta que os transtornos alimentares, depressão e baixa auto-estima são os problemas de saúde mental mais comuns em meninas jovens. As roupas que as meninas adolescentes usam às vezes podem dizer mais sobre sua auto-estima do que seu estilo pessoal.
Modéstia
Para meninas que têm uma visão doentia de seus corpos, a questão da modéstia pode desempenhar um papel sua auto-estima. As meninas são cada vez mais sexualizadas nas áreas de vestuário, com itens como sutiãs, calcinhas e até mesmo trajes de banho reveladores para meninas muito jovens. De acordo com a Força Tarefa da Associação Americana de Psicologia sobre a Sexualização de Meninas, as meninas que são sexualmente objetivadas começam a adotar a maneira como a cultura as vê como a principal maneira de se verem. A pesquisa da força-tarefa encontrou uma ligação direta entre a sexualização de meninas e os três problemas mais comuns de saúde mental de meninas e mulheres: depressão, distúrbios alimentares e baixa autoestima.
Algumas meninas conectam o preço eles pagam por roupas com sua auto-estima. Itens de design em lojas especializadas custam muito mais do que roupas de varejistas de descontos e lojas de varejo, mas grupos de colegas podem associar o valor de uma pessoa ao custo de seu guarda-roupa. Ajudar sua filha a entender como escolher itens elegantes que se encaixem no orçamento familiar pode ajudá-la a se sentir bem consigo mesma enquanto ensina a ela o valor do dinheiro. O Child Mind Institute sugere que a razão pela qual as meninas sucumbem à pressão de seus colegas para usar certas roupas é porque elas ainda estão tentando descobrir quem são, quais são seus valores e que tipo de pessoa querem se tornar. br>
Tendências de moda que não se encaixam em todos os tamanhos e formas podem levar as meninas a lutar com a auto-estima. Lojas populares que atendem apenas a determinados tamanhos fazem as meninas se sentirem “menos do que” porque elas não têm o que é considerado o corpo ideal dos adolescentes. Revistas voltadas para adolescentes podem ser alguns dos maiores culpados quando se trata de promover uma determinada aparência com base em um determinado tipo de corpo. De acordo com o Departamento de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Denver, as revistas adolescentes dizem às meninas como seus corpos deveriam ser, em vez de encontrá-las onde estão.
Gosto Pessoal
O gosto pessoal também pode causar estragos na personalidade de uma menina. -estima. As garotas gostam de sentir que se encaixam, e sem uma personalidade forte, uma jovem pode ser provocada ou marginalizada por causa da roupa que ela gosta e opta por usar. A escritora e fundadora da AlreadyPretty.com, Sally McGraw, do "The Huffington Post", sugere que as garotas pensem no que vão fazer durante o dia e escolha roupas que as façam sentir-se confortáveis, poderosas e orgulhosas de quem elas são. apenas curvando-se para o que seus colegas pensam ser a aparência certa. McGraw lembra as meninas e mulheres que se vestir com cuidado vai ser diferente para cada pessoa, o que é uma coisa boa.