No primeiro par de semanas do seu bebê, dormir era algo com que você só podia sonhar. Agora que seu bebê chegou à sua sexta semana, seus padrões de sono e vigília podem estar começando a vagamente se parecer com o que você tinha antes de ela nascer. Esses padrões se tornarão mais firmemente estabelecidos à medida que seu bebê aprende o conceito de dia versus noite e ela adquire um sono mais profundo.
Fases do sono
Seu bebê dorme no mesmo ciclo que os adultos. Ele passa por um período de sonolência e passa por um sono de movimento rápido dos olhos e depois passa por um sono leve, profundo e muito profundo, de acordo com a Kids Health, patrocinada pela Fundação Nemours. Mas seu filho de 6 semanas gasta menos tempo em cada ciclo e mais tempo na fase REM do sono, provavelmente porque o sono REM ajuda no desenvolvimento do cérebro, de acordo com o site Baby Center. Seu bebê deve dormir de 12 a 16 horas por dia dormindo depois de ter um mês de vida, mas ela não dorme mais do que duas a quatro horas em um dado momento em suas primeiras semanas, de acordo com o Baby Center. Como o sono REM não é tão profundo quanto o não-REM, é provável que seu bebê desperte para pequenos transtornos. Em algum momento de sua sexta a oitava semana, ela deve começar a ter períodos mais curtos de sono REM e longos períodos de sono profundo. Ela também deve ser capaz de dormir por períodos mais curtos durante o dia e períodos mais longos à noite. Ela provavelmente continuará a se alimentar pelo menos uma vez por noite. Dormir à noite
Dormir durante a noite é tipicamente um marco que ocorre quando um bebê tem 3 a 6 meses de idade. Alguns bebês são capazes de dormir tanto tempo quando são tão jovens quanto 6 semanas, de acordo com o Baby Center. Mas não tenha muitas esperanças. A noite geralmente significa de cinco a seis horas.
Dicas para dormir
Ajude seu bebê a delinear entre a noite e o dia, interagindo com ele e expondo-o à luz do dia e aos sons diurnos, sugere Baby Center. Quando a hora de dormir se aproxima, siga uma rotina consistente para dormir. Por exemplo, diminua as luzes 30 minutos antes de dormir, dê-lhe um banho quente e cante uma canção de ninar relaxante. Sempre que ele se contorce e se agita durante o sono, deixe-o tentar relaxar por alguns minutos, a menos que você pense que ele pode estar doente ou desconfortável, sugere Kids Health. Se você não deixar que ele aprenda a se acalmar, ele continuará a ter dificuldade em voltar a dormir sem ser abalado e abraçado.
Quando chamar o pediatra
Fale com o seu pediatra se o seu bebê parecer irritável e difícil de acalmar, sugere a Kids Health. Também peça informações ao seu pediatra se tiver problemas para despertar ou alimentar seu bebê depois que ele estiver dormindo ou se estiver preocupado com a frequência ou com o tempo que ela dorme.