Praticar esportes ajuda as crianças a construir confiança, lidar com conflitos e fazer novos amigos. No entanto, as crianças às vezes desenvolvem uma atitude ruim ao praticar esportes quando estão frustradas ou desapontadas. As crianças também podem agir de maneira antidesportiva ao imitar as ações e atitudes de colegas de equipe ou atletas profissionais. Definir expectativas claras e modelar o bom espírito esportivo ajuda o seu filho a transformar uma atitude ruim em uma mentalidade positiva.
Modele uma atitude positiva para o seu filho. Não critique a si mesmo ou aos seus colegas de equipe quando estiver frustrado e não desista. Concentre-se em dar feedback positivo e encorajamento das arquibancadas ou arquibancadas em vez de críticas.
Verifique se suas metas para o seu filho são realistas. Se você espera que ele vença todos os jogos ou seja o craque, ele provavelmente ficará frustrado ou desapontado com seu desempenho. Incentive-o a tentar o melhor e o maior esforço de louvor, não apenas realizações.
Diga às crianças quando elas estão agindo de forma inadequada. Diga-lhes como suas ações são inaceitáveis e como devem agir. Certifique-se de que suas expectativas sejam consistentes.
Fale com as crianças sobre formas aceitáveis de expressar raiva ou frustração. Diga às crianças que elas podem se sentir decepcionadas ou com raiva, mas elas não podem jogar sua raquete de tênis na quadra.
Deixe as crianças levarem as conseqüências para a sua má atitude. Por exemplo, se o seu treinador os derruba ou um árbitro penaliza-os por comportamento antidesportivo, não intervenha.
Discuta o espírito esportivo que você vê nos esportes e filmes profissionais. Discuta como os jogadores estão agindo bem ou mal e explique as consequências que resultam do mau comportamento.
Garanta que as crianças estejam fisicamente preparadas para o esporte. É mais provável que as crianças fiquem irritadas ou irritadiças se estiverem cansadas, famintas ou com sede. Garanta que as crianças bebam muita água, comam refeições saudáveis e durmam o suficiente na noite anterior ao jogo.
Dica
Fale com o treinador do seu filho se outros colegas de equipe ou pais tiverem má atitude durante a prática ou um jogo.