casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como ajudar seu adolescente a fazer amigos

A amizade com colegas oferece ao adolescente mais do que companheirismo e entretenimento. A Kids Health observa que ter amigos permite que o adolescente exerça sua independência, promovendo relacionamentos de apoio e confiança fora da família. Por outro lado, os adolescentes que não têm amigos podem ter um menor senso de auto-estima como resultado de sentir-se deixado de fora. Se o adolescente tiver problemas para fazer ou manter amizades, use técnicas para ajudá-lo a conhecer e passar tempo com os colegas para construir amizades duradouras.

Fale com a adolescente para avaliar por que ela não tem amigos íntimos. Os pais da PBS sugerem manter a conversa produtiva incentivando a adolescente a discutir o que ela fez para melhorar a situação. Faça perguntas para ajudá-la a fazer um brainstorming de suas próprias maneiras de fazer amigos e sentir-se empoderada para experimentá-las.

Ajude seu filho a praticar as habilidades necessárias para encontrar colegas e construir amizades. Dramatização, por exemplo, até que o adolescente domine maneiras de se aproximar de outros adolescentes, se apresente e continue conversando. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda trabalhar em habilidades sociais, como ser assertivo, amigável e amável, bem como praticar maneiras de resistir à pressão dos colegas.

Inscreva-se adolescente em novas atividades que lhe permitem conhecer outras crianças que não as crianças na escola ou na vizinhança. Kids Health sugere aulas de idiomas, oficinas de arte e aulas de esportes como karatê ou passeios a cavalo.

Faça amizade com os pais dos colegas de seu filho adolescente para ajudá-la a construir novas amizades. O site da PBS Parents Going to School observa que convidar os pais e adolescentes em passeios sociais ao mesmo tempo pode ajudar os adolescentes tímidos a interagir com crianças diferentes, mesmo aquelas que seu filho adolescente acha que ela não vai gostar.

Convide os novos amigos de seu filho adolescente para sua casa para ajudar no crescimento das amizades. A Universidade de Michigan enfatiza a importância do papel dos pais em ajudar os adolescentes a desenvolver relacionamentos positivos com os colegas. Conduza seu filho adolescente e seus amigos a eventos sociais e atividades extracurriculares ou deixe seu filho convidar um amigo em passeios em família.

Dica:

Incentive seu filho adolescente a buscar relacionamentos saudáveis ​​em vez de fazer amigos com filhos negativos ou destrutivos só para ele se sentir como se ele se encaixa com um grupo. A Kids Health sugere que as crianças encontrem colegas que compartilhem seus valores e interesses, respeitem sua diversidade, hobbies e opiniões. Lembre ao seu filho que os amigos certos não a forçarão a fazer nada de errado para continuar fazendo parte do grupo.

Advertências -

Procure ajuda se a falta de amigos do adolescente causar uma mudança personalidade dele. A solidão pode levar a um problema mais sério, como a depressão, que cria maiores dificuldades em fazer amigos de acordo com a Young Adult Health.