Viver na pobreza pode ter vários efeitos negativos na vida de um adolescente. Questões como baixo monitoramento dos pais, moradia em bairros de alta criminalidade, testemunho de violência doméstica e falta de estabilidade financeira podem contribuir para os problemas dos adolescentes. Enquanto alguns saem da experiência bem ajustados e passam a ter sucesso na vida, outros não. Entender como os fatores associados à pobreza podem afetar o estilo de vida dos adolescentes pode ajudar a limitar seus efeitos.
Saúde física
A falta de saúde pode ser influenciada por não ter acesso a alimentos nutritivos, cuidados de saúde adequados e monitoramento dos pais. hábitos alimentares, segundo a American Psychological Association. Pode parecer difícil se concentrar nesses e em outros problemas de saúde ao lidar com o estresse associado à pobreza. No entanto, os adolescentes devem entender que a nutrição e a saúde são necessárias para o desenvolvimento físico e mental durante a adolescência.
Saúde Mental
Baixa auto-estima, ansiedade e depressão também estão associadas à pobreza, segundo um artigo de 2004 na revista "Advances in Psychiatric Treatment". Estes e outros problemas semelhantes podem afetar os relacionamentos com os colegas e o bem-estar psicológico. Um adolescente pode se sentir desconfortável com os colegas ou não participar de eventos sociais por falta de dinheiro. Embora essas questões possam parecer triviais, elas podem levar a problemas mais pronunciados, como problemas comportamentais, sociais ou emocionais.
Academics
Se um adolescente permanece na escola e a qualidade da educação para quem se forma também são afetados pela pobreza. Adolescentes pobres podem ter que contribuir para o lar trabalhando longas horas ou cuidando de irmãos ou irmãs mais novos. Questões com acadêmicos ou ter amigos que são desistentes também podem levar a desistir da escola ou ficar para trás. Para diminuir a influência desses e de outros fatores, converse com seu filho adolescente sobre a importância da educação e monitore o trabalho escolar e o progresso acadêmico.
Deviance
A pobreza é um fator de risco para adolescentes engajados em comportamentos desviantes ou delinquentes. , de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA. A falta de monitoramento dos pais, a associação com colegas desviantes e problemas na escola ou em casa podem influenciar esses tipos de comportamento. Viver em um bairro de baixa renda ou caracterizado por violência ou uso de drogas também é um fator contribuinte. As consequências a longo prazo da delinquência incluem a criminalidade adulta, o encarceramento e o perigo de violência.