Adolescentes não são crianças pequenas em um corpo quase adulto. Seu desenvolvimento cognitivo e emocional está em um nível mais alto do que o de uma criança mais jovem, e as conseqüências e ações disciplinares que você coloca nelas precisam ser criativas para que elas produzam resultados positivos. As conseqüências mais eficazes são aquelas que afetam sua crescente sociabilidade.
torná-las eficazes
Seu filho não é mais um filho pequeno para quem um tempo de espera ou trabalho de aterramento. As consequências criativas precisam se conectar diretamente ao mau comportamento de seu filho. Se você deu a ela um toque de recolher específico e não-negociável e ela perdeu por 30 minutos, a consequência tem que se relacionar com o seu toque de recolher. Portanto, a conseqüência deve fazê-la perceber que ela tem que chegar na hora se não quiser um toque de recolher mais cedo. Mova seu toque de recolher de volta das 10 da noite às 9 da noite por duas semanas. Sua tarefa é cumprir. Ao fazê-lo, devolva seu toque de recolher à sua hora original.
Cortar o acesso à Internet
À medida que o adolescente envelhece, seus amigos tornam-se cada vez mais importantes quando ele começa a se identificar com a mesma idade "Forme seu comportamento e conformidade com suas regras. Se ele negligenciar seus estudos em favor das mensagens que seus amigos e suas notas sofrem, corte o cordão umbilical da Internet por duas semanas. Falta de acesso após a escola e fim de semana vai doer. Ele vai aprender que, a fim de manter seus privilégios de Internet, ele tem que cumprir suas responsabilidades com tarefas de casa.
Limite sua borboleta social
Seu adolescente floresceu em uma borboleta social - ela gosta de conhecer suas amigas nas noites de sexta e ir a festas. Limitar sua capacidade de estar com ela ou conversar com seus amigos causará impacto e chamará a atenção dela. Se ela é desrespeitosa com você na frente de um amigo, retenha seu privilégio de sair e ficar com seus amigos. Quando ela sente falta de encontros planejados que algumas de suas amigas vão participar, essa consequência irá rapidamente ensiná-la que a falta de contato com esses amigos a faz perder atividades que ela considera importantes. Embora ela não seja feliz, ela perceberá que precisa obedecê-lo se quiser interagir com seus amigos.
Aumentar as conseqüências
Uma série graduada de consequências para infrações cada vez mais graves pode funcionar de forma criativa com seu adolescente. Esse tipo de consequência funciona quando você planeja um conjunto de etapas disciplinares, que vão do menos severo ao mais grave. O primeiro nível seria uma discussão simples com seu filho adolescente, deixando-o saber que ele cruzou a linhagem parental; o segundo nível é a perda de um privilégio; o terceiro envolve estender a perda de privilégios por várias semanas ou um mês; um nível mais severo deve ser reservado para infrações muito sérias, como causar dano a alguém.
Use um contrato
Pense de maneira proativa antes que seu filho comece a testar seus limites. Sente-se com ela e discuta as regras da família, suas responsabilidades e possíveis consequências por violar as regras. Escreva o que você e sua filha discutiram. Peça-lhe que assine e você e seu parceiro devem assinar o contrato. Isso coloca tudo à vista e ela não pode usar a desculpa que ela não sabia sobre as regras. Uma segunda seção pode incluir detalhes específicos para recuperar seus privilégios. Quando uma regra é quebrada, siga em frente e cumpra o contrato.
Disciplinary Choice
Sente-se com seu filho adolescente e fale sobre qualquer comportamento negativo que ele esteja usando. Pense em duas consequências possíveis para os seus maus comportamentos - estas têm que ser consequências substanciais. Se ele tiver alguma informação sobre quais serão suas consequências, é mais provável que ele aprenda com elas, mesmo que não esteja feliz com elas. Possíveis conseqüências podem incluir atrasar a obtenção de sua carteira de motorista - embora isso seja doloroso para você e seu parceiro, pode ser um impedimento eficaz - ou perder totalmente o celular.