Recomenda-se exames de rotina anualmente a partir dos 10 anos de idade, de acordo com o MedlinePlus, um site publicado pelo National Institutes of Health. A puberdade e a saúde reprodutiva estão entre as principais questões de preocupação durante a pré-adolescência e a adolescência. Pelo menos três consultas médicas anuais de um adolescente devem incluir um exame físico completo da cabeça aos pés.
Visitas ao médico
O primeiro exame físico completo pré-adolescente ou adolescente deve ocorrer em algum momento entre as idades de 11 e 14, a segunda em meados da adolescência ou entre 15 e 17 anos e a terceira entre 18 e 21 anos, explica KidsHealth.org. Um médico pode examinar de perto os olhos, ouvidos, nariz, garganta, boca, abdômen, costas, braços e pernas. Pré-adolescentes e adolescentes também são tipicamente selecionados para escoliose, ou curvatura da coluna vertebral.
Nos meninos, os genitais e o escroto - o saco de pele que transporta e protege os testículos - são examinados. Nunca é jovem demais para examinar a genitália em homens - na verdade, até mesmo bebês devem ser checados por irregularidades congênitas, observa Cigna.com. Exames mamários, pélvicos e vaginais podem começar com idades entre 13 e 15 anos em meninas adolescentes.
Significância
Uma adolescente será ensinada a realizar corretamente um exame mensal das mamas, por seu pediatra ou outro profissional de saúde. provedor de cuidados. Ela também pode ser encaminhada a um ginecologista para exames futuros. Um adolescente aprenderá a realizar corretamente o autoexame testicular para procurar por nódulos potencialmente cancerígenos. Alguns médicos recomendam que os meninos realizem auto-exames testiculares mensais a partir dos 15 anos. O câncer testicular atinge mais freqüentemente os homens jovens com idades entre 20 e 39 anos, observa MedlinePlus. caminho através da puberdade, questões sexuais estarão na lista de preocupações com a saúde. Os médicos devem investigar o comportamento sexual de um adolescente que poderia levar a uma gravidez indesejada. As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como herpes genital, gonorréia e HIV, e a importância do uso de preservativos e outros métodos anticoncepcionais também são tópicos apropriados de discussão. Pré-adolescentes e adolescentes devem ser questionados sobre quaisquer comportamentos não saudáveis, como transtornos alimentares, uso de álcool ou drogas ou abuso, bem como problemas emocionais que podem ser um sinal de depressão.
Vacinas
Visitas regulares ao médico ajudam a garantir que adolescentes estão em dia com suas imunizações. Os reforços acelulares de coqueluche (Tdap) e tétano e difteria (Td) são recomendados entre as idades de 11 e 12 anos de idade. Todos os pré-adolescentes e adolescentes precisam de três doses do papilomavírus humano ou da vacina contra o HPV, observa KidsHealth.org. A imunização protege contra o HPV, a causa mais comum de câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV também previne o câncer do ânus e do pênis. Aos 13 anos, os adolescentes também deveriam ter sido imunizados contra a varicela - a menos que já tivessem catapora - sarampo, caxumba e rubéola (MMR), meningite meningocócica, hepatite B (HBV) e hepatite A (HAV).
, , ] ]