Para a maioria das mulheres, permanecer ativo durante a gravidez é um meio eficaz de controlar seu peso, mantendo seus níveis de energia e elevando seu humor. No entanto, atividades como vôlei que acarretam risco de colisões e contato devem ser evitadas. Se você estava jogando vôlei antes de sua gravidez, é possível que você possa continuar durante os estágios iniciais de sua gravidez. Consulte o seu médico sobre a sua participação em qualquer forma de exercício durante a gravidez.
Falling
O voleibol é um jogo que requer movimentos rápidos em qualquer direção. Durante o primeiro trimestre, você ainda poderá se movimentar de forma eficaz sem risco. No entanto, à medida que a barriga aumenta, o centro de gravidade muda e movimentos rápidos podem fazer com que você perca o equilíbrio e caia. Quando você cai, você não apenas arrisca ferimentos pessoais, mas também corre o risco de ferir seu bebê em desenvolvimento.
Enquanto o voleibol não é considerado um esporte de alto contato, como o futebol, podem ocorrer colisões com outros jogadores . Isso pode ocorrer quando dois jogadores estão indo atrás do voleibol simultaneamente. Além disso, o contato com o chão pode ocorrer quando você se estende para alcançar a bola. O contato severo pode fazer com que a placenta se solte da parede uterina, uma condição conhecida como descolamento da placenta. Os sintomas de descolamento da placenta incluem sangramento vaginal e dor nas costas grave. O descolamento de placenta requer atenção médica imediata.
De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, durante a gravidez, suas articulações recebem menos apoio dos ligamentos circunvizinhos. Esta falta de apoio torna suas articulações mais suscetíveis a lesões. Jogar vôlei requer saltos, que é um movimento de alto impacto nas articulações. As paradas rápidas e partidas necessárias para jogar vôlei também são estressantes para as articulações. Dor lombar é comum durante a gravidez, e o impacto nas costas de jogar voleibol pode aumentar suas chances de desenvolver problemas nas costas.
Superaquecimento
O exercício excessivamente pode causar superaquecimento, o que pode levar à desidratação . Tornar-se desidratado é particularmente perigoso enquanto você está grávida. Suas chances de superaquecimento aumentam quando você joga vôlei em condições úmidas, como vôlei de praia.