Quando você toma a decisão de amamentar com fórmula, a questão de qual tipo de água - engarrafada ou torneira - é melhor usar na mamadeira do seu bebê. As fórmulas de concentrado em pó e líquido que requerem apenas a adição de água tornam a alimentação de mamadeira mais barata do que as marcas mais caras e prontas para o uso. Novos pais geralmente se preocupam com o fato de que o flúor na água da torneira pode ser prejudicial à saúde bucal do bebê.
O problema com o fluoreto
Crianças com menos de 8 anos expostas a inúmeras fontes de flúor estão em risco para uma preocupação dental cosmética chamada fluorose do esmalte, diz o doutor da clínica de Mayo Jay L. Hoecker. A fluorose é caracterizada por riscas brancas fracas que afetam os dentes que chegam do bebê e os dentes permanentes. De acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), os fabricantes de fórmulas infantis têm muito cuidado para garantir que a fórmula contenha baixas quantidades de flúor. No entanto, quando misturada com água fluoretada e usada como única ou principal fonte de nutrição do seu bebê, a fórmula na mamadeira do seu bebê pode aumentar seus níveis de flúor acima da quantidade recomendada. Como os bebês dependem da ingestão de líquidos nos primeiros 4 a 6 meses após o nascimento, bem como um nível contínuo de fluidos até 1 ano, a ingestão de flúor de líquidos é geralmente maior em crianças mais jovens comparadas a crianças mais velhas, adolescentes e adultos. o CDC.
Know Your Water
A água da torneira é geralmente segura para uso em mamadeiras, desde que não contenha quantidades elevadas de flúor. Verifique com o seu serviço de água local para ver quanto flúor natural está em seu abastecimento de água, aconselha o CDC. O flúor também pode estar presente na água do poço. Se o fluoreto em seu suprimento de água exceder 0,7 mg /L, você pode querer usar outra fonte de água. Água engarrafada com baixo ou nenhum fluoreto para procurar no seu mercado pode ser etiquetada como purificada, desmineralizada, destilada, deoinizada ou processada por osmose reversa.
Fatos da água engarrafada
Algumas águas engarrafadas são fabricadas expressamente para usar na preparação de fórmulas infantis e comercializar-se como tal, diz o FDA. Se o rótulo na água especifica que o produto é feito para bebês, ele deve aderir aos mesmos padrões estabelecidos para a água da torneira estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental. Além disso, o rótulo deve incluir o aviso de que a água não é estéril. Padrões mais rígidos estão em vigor para os fabricantes que produzem e vendem água estéril para uso em fórmulas infantis.
O que dizem os especialistas
A água com quantidades ótimas de flúor é segura para o seu bebê. Se você usar água da torneira, deixe ferver por 1 minuto para esterilizá-lo, o FDA sugere, ou siga as instruções no rótulo da fórmula. Se você usa água engarrafada, o CDC recomenda que você não tenha nenhum requisito de que os fabricantes especifiquem a quantidade de fluoreto que a água contém. Entre em contato com o fabricante para descobrir o nível de flúor na marca de água engarrafada que você pretende usar. Os pais que usam água não fluoretada para preparar fórmulas infantis podem querer conversar com o médico do bebê sobre suplementos de flúor, que são tomados por volta dos 6 meses de idade, diz Hoecker.
Considerações
O CDC afirma que seu filho não corre mais risco de desenvolver flúoris de esmalte de fórmula infantil do que bebês de gerações anteriores, já que a quantidade total de flúor consumida não aumentou. Se a qualidade da água é preocupante, Hoecker sugere o uso alternado de água da torneira e água não fluoretada ao preparar a mamadeira do bebê.