Dehidroepiandrosterona, ou DHEA é um hormônio produzido pelo seu corpo e controlado pela sua glândula supra-renal. Tanto os hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, quanto os hormônios sexuais masculinos, como a testosterona, dependem da produção de DHEA do corpo - é um precursor de todos os hormônios sexuais. É natural que os seus níveis de DHEA diminuam com a idade, começando aos 30 anos de idade. Doenças como insuficiência renal, diabetes tipo 2 e AIDS podem limitar a produção de DHEA do seu corpo e certos medicamentos, como corticosteróides e insulina, destroem os estoques de DHEA. Felizmente, existem suplementos seguros e formas naturais de aumentar a produção de hormônios.
Tome um suplemento de DHEA. De acordo com MayoClinic.com, o adulto médio pode precisar entre 25 e 250 mg de DHEA, que está disponível através de injeções intravenosas, cápsulas ou comprimidos. Como o DHEA é um precursor de hormônios sexuais masculinos e femininos, pode causar masculinização em mulheres, incluindo pêlos faciais e engrossamento da voz. Os homens podem notar um aumento da sensibilidade ou crescimento da mama. O excesso de DHEA pode aumentar o risco de desenvolver cânceres relacionados a hormônios, como câncer de mama, ovário ou próstata.
Use gotas de testosterona sublingual. Disponível apenas por prescrição, a testosterona sublingual é feita a partir de hormônios humanos naturais - não é um hormônio sintético. Embora as pílulas de testosterona estejam disponíveis, existe o risco de dano hepático causado por essas doses concentradas de testosterona. Muito pouca testosterona pode causar falta de desejo sexual, perda de tônus muscular, fadiga, pele seca e perda de cabelo, mas o excesso de testosterona pode causar efeitos colaterais negativos, como agressão, crescimento acelerado de pêlos e aumento da sudorese. br>
Aumente sua ingestão de zinco. Se você estiver produzindo DHEA, o zinco impedirá que a testosterona seja convertida em estrogênio. Você pode comer alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, marisco e salmão, ou tomar um suplemento - entre 50 e 100 mg por dia. Manter um peso corporal saudável também diminuirá a produção de estrogênio. Suas células de gordura criam uma enzima, a aromatase, que converte a testosterona em estrogênio. Em alguns casos, você não precisa adicionar testosterona, basta alterar sua relação entre estrogênio e testosterona. Simplesmente ter menos estrogênio pode resultar em ter mais testosterona.
Dica
Omega-3, um tipo de gordura poliinsaturada, tem alto teor de testosterona. Comer salmão selvagem, truta do lago e nozes irá aumentar seus níveis de ômega-3 e adicionar zinco à sua dieta.
Advertências
A testosterona atua em seu fígado. Embora quantidades normais do hormônio sejam facilmente processadas, o excesso de testosterona pode diminuir o bom colesterol HDL e elevar o mau colesterol LDL. Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplemento.