casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Causas de Inchaço nas Mãos Durante a Gravidez

O corpo de uma mulher produz quantidades adicionais de sangue e fluidos corporais para atender às necessidades de um feto em crescimento, e o inchaço geralmente é uma parte normal desse processo. Embora a maior parte do inchaço não seja preocupante, existem algumas causas de inchaço nas mãos durante a gravidez que podem ser um sinal de algo mais grave ou, no mínimo, podem exigir atenção médica.

Edema -

Esse acúmulo adicional de fluidos causa edema, que é o termo para inchaço e geralmente ocorre durante a gravidez. De acordo com o site da Baby Center, as alterações químicas normais no sangue fazem com que alguns desses fluidos mudem os tecidos do corpo, o que pode causar inchaço nas mãos, face, pernas e tornozelos. Edema torna-se perceptível geralmente em torno do quinto mês de gravidez, e muitas vezes cresce mais óbvio durante o terceiro trimestre. Edema é frequentemente pior no final do dia, especialmente em dias quentes.

Preeclampsia

Inchaço súbito nas mãos, pés, face ou tornozelos, ou inchaço que é mais do que leve, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, de acordo com o site da American Pregnancy, que leva à pressão alta e reduz o fluxo sanguíneo para órgãos vitais. Quando os vasos sangüíneos se contraem, alguns dos capilares podem começar a vazar, o que causa o sinal de inchaço. A pré-eclâmpsia é uma condição grave da gravidez que pode ser perigosa e até fatal para a mãe e o bebê, se não for tratada. Portanto, é fundamental entrar em contato com um médico imediatamente se estes sintomas ocorrerem. A retenção de água e inchaço nas mãos pode exercer pressão sobre o nervo mediano nas mãos e causar síndrome do túnel do carpo. Síndrome do túnel do carpo pode causar dor, dormência, ardor ou formigamento nas palmas das mãos, punho e dedos. BabyPartner website escreve que esta condição é mais agravada pela manhã após o líquido acumulado durante a noite, mas geralmente desaparece quando o bebê nasce.