Um grupo de células especializadas na câmara superior direita do seu coração, conhecido como nó sinusal, produz pequenos impulsos elétricos que estimulam os músculos do coração a se contraírem. Muitos fatores afetam a capacidade do seu coração de manter um batimento cardíaco rítmico, incluindo um equilíbrio de minerais, incluindo potássio, sódio, cálcio e magnésio. O iodo, outro mineral essencial, é vital para a produção de hormônios que regulam a frequência cardíaca. Demais ou muito pouco dos minerais essenciais magnésio e iodo podem induzir arritmia cardíaca, um batimento cardíaco anormal ou irregular.
Sobre Arritmia
Normalmente, as células do músculo cardíaco trabalham juntas para simultaneamente contrair e relaxar. As células nas câmaras superiores do coração, conhecidas como os átrios, recebem primeiro o impulso elétrico e se contraem em resposta. À medida que o impulso se move pelo nó AV que separa as câmaras superior e inferior, conhecidas como os ventrículos, os átrios relaxam enquanto os ventrículos se contraem. As contrações e relaxações rítmicas bombeiam o sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. Arritmia pode ocorrer quando o coração bate muito rápido ou muito lento, e pode ter origem nos átrios ou nos ventrículos. Choque, medo, estresse, certos medicamentos, álcool, cafeína e nicotina podem causar arritmia temporária. Arritmia recorrente pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, por isso consulte o seu médico se tiver problemas, para que ela possa testar os seus níveis de minerais e hormonas.
Efeitos do Magnésio
O seu corpo precisa de magnésio para suportar mais de 300 reações bioquímicas necessárias para a vida. O magnésio, como o cálcio, o sódio e o potássio, também funciona como um eletrólito, o que significa que ele transmite impulsos elétricos dentro das células e influencia a capacidade das células de se contrair e relaxar. Enquanto suas células armazenam cálcio dentro de uma estrutura interna especializada, o magnésio permanece na parte fluida da célula. Em resposta aos impulsos elétricos, a estrutura interna libera íons de cálcio na parte fluida da célula, o que faz com que a célula se contraia. Os íons de magnésio geram um pequeno impulso elétrico que impulsiona os íons de cálcio de volta à estrutura interna, permitindo que a célula relaxe. Um desequilíbrio entre cálcio e magnésio pode interromper o ritmo de contração e relaxamento, causando arritmia cardíaca.
Efeitos iodo
Sua glândula tireóide retém iodo e usa-o para produzir os dois hormônios da tireóide: tiroxina e triiodotironina. Os hormônios da tireoide atuam em quase todas as células do corpo para regular o metabolismo, que é todo o processo físico e químico envolvido na conversão de oxigênio e calorias em energia. Os hormônios tireoidianos regulam a quebra e absorção de nutrientes, temperatura corporal, respiração, circulação sanguínea e freqüência cardíaca. Níveis baixos de hormônios da tireoide, uma condição conhecida como hipotireoidismo, podem diminuir a freqüência cardíaca em 30 batimentos por minuto e causar arritmia. A deficiência de iodo pode causar hipotiroidismo. Em contraste, o hipertireoidismo, uma condição de altos níveis de hormônios da tireoide, pode fazer com que a frequência cardíaca em repouso aumente com picos de até 300 batimentos por minuto, resultando em arritmia ou ataque cardíaco. para arritmia depende da causa subjacente. Se sentir os sintomas de arritmia cardíaca, incluindo tonturas, pancadas no peito, palpitações, desconforto no peito, fraqueza e fadiga, consulte o seu médico. A arritmia causada por uma deficiência de magnésio ou iodo pode ser corrigida aumentando o consumo de alimentos que fornecem esses minerais ou tomando suplementos. Alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de folhas verdes escuras; feijões; grãos integrais; nozes e peixe, como o alabote. Embora muitas frutas e vegetais contenham pequenas quantidades de iodo, dependendo do solo em que cresceram, as melhores fontes incluem peixe, marisco e sal iodado.