Se você mora na Califórnia, provavelmente já sabe que existem cartazes em garagens, postos de gasolina e restaurantes avisando sobre a exposição a certas toxinas (de monóxido de carbono a bebidas alcoólicas). ) “são conhecidos pelo Estado da Califórnia como causadores de câncer ou defeitos congênitos ou outros danos reprodutivos”.
Nos próximos meses, a mesma advertência pode aparecer nas juntas de café de Cali, graças à Proposição 65, um lei que “exige que as empresas notifiquem os californianos sobre quantidades significativas de produtos químicos nos produtos que compram, em suas casas ou locais de trabalho ou que são liberados no meio ambiente”, segundo o site oficial do estado. , que foi anunciado por seus benefícios para a saúde e é amado por muitos de nós, está sob esse escrutínio? Embora o café seja rico em antioxidantes que combatem o câncer, ele também contém acrilamida, “uma substância química possivelmente cancerígena que é produzida quando grãos de café são torrados”, informa a Time.
A Food and Drug Administration explica em seu site que A acrilamida forma-se durante a cozedura a alta temperatura, incluindo a fritura, a torrefacção e a cozedura. É o mesmo químico que aparece quando as batatas são fritas (olá, batatas fritas) ou o pão é torrado. E quanto mais marrom suas batatas fritas ou torradas, mais acrilamida está presente.
Mas quão perigoso é isso? De acordo com a American Cancer Society (ACS), embora a acrilamida tenha aumentado o risco de câncer em animais de laboratório, “as doses de acrilamida dadas nesses estudos foram de 1.000 a 10.000 vezes maiores que os níveis que as pessoas podem ter. exposto nos alimentos. ”
O ACS prossegue dizendo que a maioria dos estudos realizados até o momento não encontrou um risco aumentado de câncer, observando que:“ Para alguns tipos de câncer, como o rim, o endométrio e o câncer de ovário, os resultados foram mistos, mas atualmente não há tipos de câncer para os quais há claramente um risco aumentado relacionado à ingestão de acrilamida. ”
Em um comunicado à CNN, o CEO da Associação Nacional de Café, Bill Murray disse que rotular o café como cancerígeno “tem o potencial de ridicularizar o alerta de câncer da Prop 65 em um momento em que o público precisa de informações claras e precisas sobre saúde”.
Em uma entrevista no Wall Street Journal, a aposentada Orange Condado, Califórnia, oncologista Warre n Fong concorda: "Você não grita advertências para as pessoas quando o risco é realmente baixo e não pode mudar comportamentos", disse ele.
Então, em vez de se preocupar com a acrilamida em seu café, você pode querer para se concentrar em como essas coisas (como pesticidas, você sabe) afetam sua bebida.