A acupressão é uma prática de cura, em uso há mais de 5.000 anos, baseada em uma teoria de 14 energias descritas - também conhecidas como chi-pathways que influenciam as funções do corpo e a saúde. Embora haja evidências que sugerem que ele pode ter se originado na Europa, está associado principalmente a culturas asiáticas, onde se desenvolveu em um sistema abrangente de medicina. Foi documentado para ser eficaz para inúmeras condições de saúde, em vários estudos. A Organização Mundial de Saúde, na década de 1970, listou 40 processos de doenças que são ajudados por essa abordagem. O sistema endócrino, incluindo a glândula tireóide, pode ser auxiliado pela terapia de acupressão.
Hipotireoidismo
Vários pontos encontrados em vários meridianos diferentes são usados para tratar o hipotireoidismo. Skya Abbate, D.O.M., recomenda que o navio governante 7 traga energia yang e seus benefícios para a função hormonal. Um ponto chamado Yintang, localizado entre as sobrancelhas, ativa a hipófise, que, por sua vez, controla a tireoide. Um grupo de quatro pontos japoneses, chamado Naganos, funciona como um tônico de sangue. Um ponto ao redor do umbigo tem um efeito indireto sobre a tireóide, ativando os três meridianos que controlam o chi - o baço, o pulmão e o rim -, apoiando assim a tireóide. Da mesma forma, o Rim 7 e o Baço 6 beneficiam a tireóide tonificando os rins.
Hipertireoidismo O hipertireoidismo apresenta um desafio maior de tratamento do que o hipotireoidismo, diz Abbatte, explicando que o tipo de energia que precisa ser trazida a condição, a energia yin, também está no nível mais profundo e mais difícil de acessar e influenciar. Por esse motivo, os pacientes com hipertireoidismo tendem a ser mais resistentes ao tratamento. Pontos nas orelhas são recomendados, como Shenmen, que acalma o coração, um ponto no rim que ajuda na fadiga, o que, paradoxalmente, pode ser um sintoma no hipertireoidismo, e um ponto para o fígado reduzir a agitação e o nervosismo. Além disso, um ponto do cérebro é usado para sua contribuição para resolver a mente e equilibrar o sistema nervoso e baço e pontos de estômago que abordam a insônia.
Técnicas
pontos de acupuntura podem ser contatados usando pontas dos dedos, cotovelos, juntas ou outros objetos contundentes, como uma borracha de lápis. O site Eclectic Energy descreve duas maneiras de aplicar um contato para manipular energia para obter o efeito desejado. Uma técnica é uma abordagem direta, ou de "reforço", feita por 30 segundos a dois minutos. Isso concentra a energia, aumentando-a na área ao redor do ponto. A outra técnica, chamada de "redução", usa rotações no sentido anti-horário do instrumento de contato e tem o efeito de dispersar ou diminuir a energia na área do contato. As duas técnicas podem ser usadas consecutivamente para mover e equilibrar a energia, conforme necessário.
Cuidados
problemas de tireóide muitas vezes imitam outras condições, o que torna complicado para diagnosticar. Tratar condições da tireóide também representa um desafio notório e ajuda médica qualificada deve ser procurada em conjunto com tratamentos de acupressão. Evite aplicar pressão de maneira vigorosa, abrupta ou dolorosa. Certas partes do corpo, como ao redor das áreas linfáticas das axilas e da virilha, são mais sensíveis do que outras áreas. Da mesma forma, a sensibilidade à dor varia entre os indivíduos e deve ser reconhecida ao tratar um amigo ou membro da família.
Contraindicações
Certos pontos de acupuntura são contraindicados durante a gravidez por causa de sua capacidade de induzir contrações uterinas. Pontos localizados em locais onde há escoriações ou outros danos à pele devem ser evitados. Emergências médicas, infecções transmissíveis e condições avançadas, como o câncer, exigem atenção médica.