casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Existe um exercício para estimular a tireóide?

A tireoide é uma glândula encontrada na parte frontal e inferior do pescoço. Cria hormônio da tireóide necessário para o coração, cérebro e função muscular, metabolismo e produção de calor. Hipotireoidismo, ou tireóide sub-ativa, é uma condição que causa a desaceleração de muitos processos corporais, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Essa condição pode afetar tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Ganho de peso pode ser um fator, mas o exercício pode ajudar a melhorar a função da tireóide.

Aeróbico

O exercício moderado realizado três ou mais vezes por semana pode estimular a função da tireóide. Os melhores tipos de exercício, de acordo com TheNaturalPlace.com, são andar, nadar, hidroginástica, andar de bicicleta ou saltar em um mini-trampolim. Exercícios que aumentam o metabolismo, reduzem o estresse e fortalecem o sistema imunológico, como yoga e Tai Chi, também são recomendados. Em um estudo publicado em "Neuroendocrinology Letters" em dezembro de 2005, os pesquisadores descobriram que o exercício de baixa intensidade era benéfico para os níveis de hormônio da tireóide. Muitas pessoas com hipotireoidismo experimentam ganho de peso devido a uma necessidade calórica reduzida. O treinamento com pesos, uma forma de exercício anaeróbico, pode ajudar a melhorar o condicionamento físico e a taxa metabólica para perda de peso, uma vez estabilizados os níveis de tireóide, de acordo com CSA.com. A tireoide sub-ativa pode causar dores articulares e músculos enfraquecidos devido à respiração prejudicada e ao suprimento de oxigênio. Indivíduos com hipotireoidismo não tratado podem ter baixa tolerância ao exercício anaeróbico de alta intensidade.

Terapias

A Universidade de Maryland Medical Center lista a hidroterapia com contraste, ou a aplicação de compressas quentes e frias, na região do pescoço como um método que pode aumentar a função da tireóide. Alternar três minutos de calor com um minuto de terapia fria de maneira repetida várias vezes por dia é recomendado. Outras terapias, incluindo ervas, acupuntura e alterações nutricionais também podem ser úteis para estimular uma tireóide sub-ativa.

Considerações

A tireoide sub-ativa é uma condição que não deve ser auto-diagnosticada. Exames de sangue solicitados pelo seu médico podem determinar o hipotireoidismo. O tratamento convencional geralmente inclui medicação sintética estimulante da tireoide, mas tratamentos alternativos podem ser recomendados. Você deve se comunicar com seu médico para determinar o melhor curso de tratamento. A intensidade do exercício aeróbico e anaeróbico pode ser gradualmente aumentada quando os níveis de tireóide são equilibrados para manter uma boa saúde e controlar os sintomas relacionados à doença.