O hipertireoidismo é a produção inadequada de hormônios da tireoide. Os sintomas de hipotireoidismo incluem sensibilidade ao frio, dor, inflamação nas articulações, ganho de peso e doença cardíaca. Um antigo sistema holístico de cura, a medicina ayurvédica, enfatiza o manejo dos sintomas ao tratar os desequilíbrios de energia nos doshas Vata, Pitta e Kapha, as distintas energias da força vital que fluem e controlam o corpo. Do ponto de vista da Ayurveda, o tratamento específico para o hipotiroidismo dependerá de seus sintomas individuais e de sua disposição em participar do protocolo recomendado pelo seu médico.
Diagnóstico Enquanto médicos convencionais se baseiam em exames de sangue para diagnosticar hipotireoidismo, os médicos ayurvédicos conduzirá uma entrevista em profundidade com o paciente antes de prosseguir com qualquer procedimento de diagnóstico. Porque os princípios básicos do Ayurveda sustentam que os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do corpo contribuem igualmente para a boa saúde, estilo de vida e circunstâncias da vida são indicadores importantes da causa de seus sintomas. A cor e a aparência da língua, unhas e pele também são indicadores de sua saúde geral.
Considerações dietéticas Como os alimentos afetam as pessoas de maneira diferente, você deve consultar seu médico ayurvédico antes de fazer alterações em sua dieta. Frutos do mar e outras carnes magras fornecem proteína adequada. Alimentos de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, lentilhas e feijão são ricos em fibras e têm um efeito mínimo sobre o açúcar no sangue. Vegetais crucíferos como repolho, nabos, couve de Bruxelas e couve-flor podem reduzir a atividade da tireóide e são contra-indicados para pacientes com baixa atividade da tireóide. Remédios Herbal
Médicos ayurvédicos usam centenas de fórmulas herbáceas e aproximadamente 250 ervas plantas para tratar pacientes, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Os médicos ayurvédicos podem recomendar o ginseng siberiano e a nogueira-preta para auxiliar na função da tireóide e apoiar as glândulas supra-renais e do timo. A preparação de ervas guggulu também pode ser prescrita para estimular a sua tireóide. Outros remédios, como spirulina e black cohosh, podem ajudar a sua tireóide a funcionar normalmente. No entanto, você deve consultar seu médico ayurvédico para determinar a dosagem adequada.
Yoga
Yoga e outras técnicas de relaxamento ajudam a diminuir os níveis de estresse e melhorar a função da tireóide. Posturas de Yoga, conhecidas como asanas, facilitam o fluxo de energia por todo o corpo e melhoram a circulação. O asana sarvangasana - ou pose do ombro - é um movimento apropriado para a glândula tireóide, segundo o médico ayurvédico Lakshmi Prasuna. Sarvangasana ajuda a melhorar a circulação sanguínea e libera as toxinas da tireóide. O exercício respiratório conhecido como Ujjayi pranayama, ou respiração vitória, é uma técnica de respiração controlada que direciona o fluxo de oxigênio e promove o equilíbrio na tireóide. Seu médico ayurvédico também pode recomendar exercícios de cabeça e pescoço e asanas flexíveis para trás.
, , ] ]