A tireóide é uma glândula tecidual em forma de borboleta que fica perto do meio da garganta. É responsável pela produção de certos hormônios que regulam o metabolismo do corpo. Por exemplo, uma glândula tireóide hiperativa (hipertireoidismo) pode levar à perda de peso, um batimento cardíaco rápido, sudorese e fraqueza muscular, diz a Clínica Mayo. Uma tireóide hipoativa (hipotireoidismo) pode causar fadiga, constipação, cabelos quebradiços e depressão. Os medicamentos da tireoide tratam essas condições.
Methimazole
O metimazol trata uma glândula tireóide hiperativa. Especificamente, a droga impede a glândula tireóide de produzir excesso de hormônio da tireóide, diz Drugs.com. Metimazol é um comprimido normalmente tomado três vezes ao dia ou conforme prescrito.
Os efeitos colaterais comuns do metimazol incluem dor de cabeça, náusea, vômito, problemas estomacais, dores musculares ou articulares, perda de cabelo e coceira. Os efeitos graves do metimazol incluem fraqueza, sangramento fácil ou hematomas e urina ou fezes com sangue. O metimazol também pode aumentar as chances de sangramento, por isso é importante informar os médicos sobre os medicamentos tomados antes de qualquer procedimento cirúrgico. Esta droga também pode diminuir os glóbulos brancos que combatem a infecção no corpo.
Drugs.com diz que o metimazol deve ser interrompido durante a gravidez ou durante a amamentação porque pode prejudicar o feto. Propylthiouracil
Como o metimazol, o propiltiouracil também trata o hipertireoidismo. Ele está disponível como um comprimido e é tomado três vezes ao dia, a cada oito horas. MedlinePlus diz que os efeitos colaterais típicos do propiltiouracil incluem perda de cabelo, sonolência, dor de estômago, tonturas, dores musculares ou articulares, perda do paladar erupções cutâneas e dores de cabeça. Os efeitos colaterais graves do propiltiouracil incluem calafrios, sangramento anormal ou nódoas negras, amarelecimento da pele, dor de garganta e febre.
Tomar propiltiouracil enquanto toma medicamentos mais finos como varfarina, digoxina ou medicamentos diabéticos pode levar a drogas interações. Isso pode diminuir a eficácia do propiltiouracil ou causar os efeitos acima mencionados. Levotiroxina
Levotiroxina trata uma glândula tireóide hipoativa. A medicação é um comprimido tomado diariamente pela manhã meia hora a uma hora antes de comer.
De acordo com o MedlinePlus, os efeitos colaterais menos graves da levotiroxina incluem perda de peso, tremores, cólicas estomacais, diarréia, irritabilidade, nervosismo e irregularidades menstruais. Levotiroxina também pode causar problemas para dormir, transpiração excessiva, aumento do apetite, perda de cabelo e irregularidades menstruais. Os efeitos graves da medicação incluem dor no peito e um pulso ou batimento cardíaco irregular.
Tomar levotiroxina enquanto estiver tomando medicamentos como metoprolol, varfarina, timolol, insulina, digoxina ou teofilina pode levar a interações medicamentosas. A dose de levotiroxina pode precisar de ajuste para evitar que esses efeitos ocorram.