Levotiroxina é uma forma sintética de hormônio tireoidiano que tem uma estrutura idêntica à do seu próprio hormônio da tireóide, de acordo com Drugs.com. Os médicos comumente prescrevem oralmente para pacientes com glândulas tiróides hipoativas ou inativas. Antiácidos de carbonato de cálcio e suplementos contendo carbonato de cálcio são mais propensos a impedir que suas células absorvam levotiroxina se você tomar cálcio e levotiroxina ao mesmo tempo.
Como funciona?
O carbonato de cálcio pode formar um composto insolúvel com levotiroxina que impede que suas células absorvam a medicação. Se a sua absorção de levotiroxina diminui, seu corpo normalmente responde produzindo mais hormônio estimulante da tireoide, o que normalmente induz a glândula tireoide a aumentar sua produção de T4. Se a sua glândula tireóide pode produzir qualquer um dos seus próprios T4, o aumento do TSH pode ajudá-lo a compensar em parte a absorção diminuída de levotiroxina.
Tomando seus medicamentos
Se você tem problemas gastrointestinais, pode ser ainda menos capaz de absorver levotiroxina se você tomar carbonato de cálcio. Você pode evitar que isso aconteça se você permitir que quatro ou mais horas passem entre os dois agentes diferentes. Pode ser necessário que seu médico monitore seus níveis de TSH. Você também deve estar alerta para sinais de hipotireoidismo. O hipotireoidismo pode causar sintomas como falta de energia, ganho de peso, constipação, depressão e cabelos quebradiços e unhas, de acordo com MayoClinic.com. Outras formas de suplementos de cálcio, como acetato de cálcio e citrato de cálcio, parecem bloquear a absorção da levotiroxina, da mesma forma que a forma de carbonato. A diminuição na absorção varia de 20 a 25%, de acordo com um estudo publicado na edição de maio de 2011 da "Thyroid". , , ] ]