Numerosas doenças podem afetar o metabolismo de uma pessoa. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e os Institutos Nacionais de Saúde ou NIH, o metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo de uma pessoa para derivar energia dos alimentos ingeridos. O metabolismo é um processo contínuo que começa na concepção e termina na morte. Às vezes, as doenças podem afetar a taxa de metabolismo de uma pessoa, fazendo com que os processos metabólicos ocorram mais rápido ou mais devagar do que o habitual.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma doença que pode retardar o metabolismo. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais ou NIDDK - uma divisão dos Institutos Nacionais de Saúde - hipotiroidismo ocorre quando a glândula tireóide de uma pessoa não consegue produzir quantidades adequadas de hormônio da tireóide para satisfazer as demandas do corpo, e sem suficiente hormônio da tireóide, o metabolismo de uma pessoa vai diminuir. O NIDDK afirma que aproximadamente 5% dos americanos têm hipotireoidismo e que as mulheres são mais suscetíveis ao hipotireoidismo do que os homens. O hipotireoidismo é causado por inúmeros fatores, incluindo a doença de Hashimoto, tireoidite, remoção cirúrgica de toda ou parte da glândula tireóide de uma pessoa, tratamentos de radiação da tireoide e certos medicamentos. Sintomas comuns associados com hipotireoidismo incluem o seguinte: fadiga, ganho de peso, intolerância ao frio, cabelos finos e depressão.
Síndrome de Prader-Willi
Síndrome de Prader-Willi é uma doença que pode retardar o metabolismo. A Associação Síndrome de Prader-Willi ou PWSA - uma organização dedicada à melhoria da qualidade de vida das famílias afetadas pela síndrome de Prader-Willi - afirma que a síndrome de Prader-Willi é uma doença genética rara que causa obesidade com risco de vida em crianças, e que a síndrome de Prader-Willi é causada por sete genes deletados ou não expressos no cromossomo 15. De acordo com a PWSA, a síndrome de Prader-Willi afeta homens e mulheres igualmente, e é vista em todas as culturas. Sinais e sintomas comuns associados à síndrome de Prader-Willi incluem diminuição do tônus muscular, baixa estatura, atraso na puberdade e desenvolvimento sexual incompleto, hiperfagia ou excessos e metabolismo lento. O PWSA afirma que a hiperfagia combinada com um metabolismo lento pode levar à obesidade com risco de vida em crianças com síndrome de Prader-Willi.
Diabetes
Diabetes é uma doença que pode retardar o metabolismo. De acordo com a Fundação Nemours - uma organização sem fins lucrativos com sede em Jacksonville, Flórida, dedicada a melhorar a saúde das crianças - o diabetes tipo 2 afeta o metabolismo de uma pessoa e pode levar à obesidade. Uma pessoa com diabetes tipo 2 frequentemente tem níveis elevados de insulina na corrente sanguínea, já que suas células não são mais sensíveis ao efeito da insulina, e os níveis elevados de insulina aumentam o armazenamento de gordura enquanto inibem o metabolismo da gordura. A Fundação Nemours afirma que a maioria dos diabéticos Tipo 2 está acima do peso devido à insensibilidade das células à insulina. De acordo com a American Diabetes Association, o diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes e é mais comum nas seguintes populações: afro-americanos, latinos, nativos americanos, asiáticos americanos, nativos havaianos e idosos. Os diabéticos tipo 2 podem aumentar seu metabolismo participando de atividade física regular, especialmente atividade aeróbica.