A soja é uma planta asiática encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo tofu, missô e proteína em pó. É freqüentemente usado em forma de suplemento para tratar desequilíbrios hormonais, como a menopausa, em mulheres. Pesquisas em andamento estão tentando determinar seus efeitos exatos no estrogênio. Embora a soja seja geralmente considerada segura, ela pode causar efeitos negativos em certas pessoas, especialmente se usadas a longo prazo. Isto é especialmente verdade para os suplementos de soja, e é por isso que você deve verificar com o seu médico antes de iniciá-los.
Disrupção da Tireóide
Os produtos de soja podem interferir com a maneira como a sua tireóide funciona. A soja contém isoflavonas. Se você ingerir uma grande quantidade de isoflavonas, eles podem impedir o funcionamento de certos hormônios da tireoide, de acordo com uma revisão do estudo publicada na edição de junho de 2002 da "Environmental Health Perspectives". Isto é especialmente verdadeiro se você também é deficiente em iodo. Essa combinação pode causar hipotireoidismo sintomático e bócio. Um bócio é uma glândula tireóide inchada, e se desenvolve quando não há hormônio tireoidiano suficiente no corpo.
Alergia
A soja pode ser um alérgeno altamente reativo para algumas pessoas. Se você é alérgico a nozes, ovos, peixe, leite, amendoim ou trigo, você pode ter uma reação alérgica à soja. Ocasionalmente, as pessoas desenvolvem reações anafiláticas à soja. A anafilaxia é uma reação alérgica grave, de corpo inteiro, caracterizada por urticária, dificuldade em respirar, inchaço da garganta e colapso circulatório. Pode causar a morte se não for tratada prontamente.
Deficiência cognitiva
Pessoas que consomem constantemente grandes quantidades de produtos de soja, especialmente tofu, podem ter até quatro vezes mais chances de desenvolver problemas com o pensamento cognitivo. mais tarde na vida, de acordo com uma revisão publicada na edição de abril de 2000 do "Journal of American College of Nutrition". Uma alta ingestão de soja também está associada com baixo peso cerebral e aumento dos ventrículos no cérebro. Memória e capacidade de aprendizagem são os mais afetados.
Outros efeitos negativos
Comer uma grande quantidade de produtos de soja pode ter efeitos adversos imediatos em algumas pessoas. A soja pode causar problemas gastrointestinais, como náusea e constipação, causar problemas de queda ou permanecer dormindo e enxaquecas. Isto é especialmente verdadeiro se você não está acostumado a comê-lo. Você pode evitar esses efeitos adicionando soja à sua dieta lentamente para que seu corpo tenha tempo de se ajustar.
, , ] ]