Os níveis de estrogênio estão diretamente relacionados ao risco de desenvolver câncer de mama, um relacionamento que conhecemos há mais de 100 anos, de acordo com um artigo publicado em janeiro de 2001. Journal of Medicine. ”Pesquisa investigando o que causa níveis relativamente altos ou baixos de estrogênio varia de diversidade étnica a dieta, incluindo vegetarianismo e veganismo.
IMC
Um estudo, publicado no“ British Journal of Cancer ” em 1999, descartou as correlações entre dietas vegetarianas ou veganas e níveis mais baixos de estrogênio, porque os dados não foram corrigidos por diferenças no IMC ou no índice de massa corporal. Os pesquisadores afirmaram que o peso corporal estatisticamente mais baixo - e, portanto, o IMC - dos vegetarianos e vegans explicavam os níveis mais baixos de estrogênio, em vez de qualquer nutriente específico ingerido ou não consumido por vegetarianos e vegans. Dito isto, independentemente de ser algo específico para a dieta ou simplesmente o fato de que os veganos tendem a ter pesos corporais mais baixos, havia claramente um nível mais baixo de estrogênio nos vegetarianos e especialmente nos veganos.
Fibra insolúvel
Pelo menos dois estudos investigaram os impactos da fibra insolúvel na redução do estrogênio. Pesquisa publicada em novembro de 1988 em "Nutrition Research" e maio de 1991 no "Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology" ambos descobriram que fibra insolúvel de fibra natural como farelo de aveia ou farelo de trigo e fibra purificada como celulose ou lignan removeu uma média de 73% de estrogênio da solução de teste, com fibras de linhaça removendo até 91% Embora seja discutível que os veganos se beneficiem mais do que onívoros dessa ação porque eles comem mais alimentos vegetais e, portanto, mais fibra, onívoros que ativamente adicionam mais fibras sua dieta deve se beneficiar também.
Vegetariana Vs. Vegan
Em geral, os veganos têm peso corporal e IMC estatisticamente mais baixos do que os vegetarianos, que são estatisticamente inferiores aos onívoros. Os veganos também têm níveis de estrogênio estatisticamente câncer de mama e outros cânceres do que os vegetarianos, que, novamente, são estatisticamente inferiores aos onívoros.Parece provável que tanto a maior ingestão de fibras quanto os menores pesos corporais que são comuns entre os vegetarianos e especialmente entre os veganos são protetores contra os altos níveis de estrogênio, bem como câncer.
Gordura dietética e colesterol
É importante mencionar que dietas ricas em gordura ou colesterol associado com o aumento do risco de quase todos os tipos de câncer, bem como doenças cardíacas. Excesso de peso corporal, que está associado a uma dieta rica em gordura, é outro fator de risco para câncer e doenças cardíacas, bem como estrogênio elevado. Os vegetarianos tendem a comer uma dieta que é mais baixa em gorduras e colesterol do que uma dieta onívora típica, e a dieta vegana típica é ainda mais baixa em gordura enquanto está completamente livre de colesterol.