Seus níveis hormonais flutuam durante a sua vida e às vezes podem causar dores de cabeça, dores, alterações de humor, fadiga ou acne. Tais desequilíbrios hormonais podem ser o resultado de ciclos biológicos naturais, mas não são menos prejudiciais à sua vida ou sensação de bem-estar. Flutuações nos níveis hormonais podem ser trazidas de volta à dieta. Consulte o seu médico sobre quaisquer sintomas que você possa estar tendo para verificar se eles são devidos ao desequilíbrio hormonal e se as mudanças na dieta são necessárias.
Reduza a ingestão de gorduras saturadas e açúcar. Revise sua dieta e observe o quanto de sua dieta é composta de fast foods ou alimentos processados ricos em gorduras e açúcar. Observe a quantidade de carne vermelha e laticínios que você ingere também. Gorduras saturadas em carne e laticínios podem causar um aumento no estrogênio, resultando em um desequilíbrio hormonal. Açúcar, especialmente o açúcar refinado, como o usado em produtos de panificação, pode aumentar os níveis de insulina.
Aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos, incluindo aqueles ricos em fitoestrógenos, como a soja. Os fitoestrogênios são essencialmente hormônios vegetais que, quando ingeridos por seres humanos, imitam os efeitos dos hormônios naturais produzidos pelo organismo. Inclua alimentos como mostarda e couve, brócolis, repolho e nabos em sua dieta.
Não pule o café da manhã ou o almoço. "Coma pelo menos três refeições por dia", aconselha a autora e médica Christiane Northrup. "Quando você toma o café da manhã, seu metabolismo é impulsionado pelo dia", explica Northrup. Quando seu metabolismo permanece equilibrado ao longo do dia, seu sistema endócrino é mais provável que permaneça estável, evitando assim flutuações hormonais.
Inclua alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, "such as fish, nuts and legumes.", 3, [[Esses ácidos graxos são cruciais na produção de eicosanóides, hormônios que transmitem informações biológicas por todo o corpo. Deficiências em ácidos graxos podem resultar na produção de eicosanóides "ruins", de acordo com um relatório do médico James L. Holly da Southwest Texas Medical Associates. O influxo desses hormônios "ruins" cria um desequilíbrio hormonal.
Mantenha uma ingestão moderada de carboidratos, já que estes têm um impacto na produção de insulina, aconselha o Dr. Holly em seu relatório. Os níveis de insulina, por sua vez, afetam os níveis de eicosanóides. Uma dieta balanceada que inclua frutas, vegetais, ácidos graxos e uma quantidade moderada de carboidratos cria um equilíbrio hormonal no corpo.
Inclua alimentos ricos em fibras em sua dieta. A fibra se liga ao estrogênio, permitindo que o corpo processe e elimine qualquer hormônio em excesso. Alimentos como arroz integral, aveia, feijão e grãos integrais fornecem fibras, mas devem ser ingeridos em pequenas porções para evitar a sobrecarga de carboidratos.
Dica
Faça exames regulares com seu médico, mesmo que as mudanças na dieta resultem no alívio de seus sintomas.
, , ] ]