casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Existem alimentos que funcionam como hormônios femininos?

O estrogênio é um hormônio sexual feminino responsável pela fertilidade feminina. Também ajuda a promover a formação óssea. Alguns alimentos contêm um hormônio chamado phyotestrogen, uma forma mais fraca do hormônio feminino. Fitoestrogênios em alimentos podem imitar os efeitos do estrogênio e podem ajudar a prevenir câncer e osteoporose, e também podem ser uma forma de tratamento para os sintomas da menopausa, de acordo com o Centro de Pesquisa Bioenvironmental das Universidades de Tulane e Xavier.>

Alimentos à base de soja contêm quantidades elevadas de fitoestrógenos. Os fitoestrogênios nos alimentos à base de soja são conhecidos como isoflavonóides. Os isoflavonóides estão entre os mais estudados dos fitoestrógenos, com resultados conflitantes. De acordo com a Cornell University, alguns estudos associaram o consumo elevado de soja a uma redução no risco de câncer de mama, enquanto outros estudos não mostraram benefícios. Nenhum estudo demonstrou de forma confiável que o alto consumo de soja aumenta o risco de câncer de mama. O Center for Bioenvironmental Research diz que altas ingestões de soja podem proteger contra outros tipos de câncer, como câncer de próstata e de ovário, e diminuir o crescimento do tumor. Alimentos de soja que imitam o hormônio feminino incluem tofu, edamame, soja, soja e leite de soja.

Sementes e Nozes

Nozes e sementes também fornecem substâncias que funcionam como hormônios femininos. O fitoestrógeno na maioria das nozes e sementes é chamado lignana. A lignana tem efeitos estrogênicos e anti-estrogênicos, o que significa que eles podem agir como estrogênio e se ligar aos receptores de estrogênio na célula ou podem bloquear a ligação do estrogênio à célula. Alta ingestão de lignanas pode protegê-lo contra doenças cardiovasculares, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Além disso, mulheres com alto consumo de lignanas apresentam menores taxas de câncer endometrial. Nozes e sementes que contêm o hormônio feminino-like incluem sementes de linhaça, sementes de gergelim, sementes de girassol, amêndoas e castanhas. Grãos integrais

Grãos integrais também contêm quantidades elevadas do hormônio que age como o estrogênio, principalmente a lignana fitoestrógeno. Exemplos incluem trigo integral, cevada, aveia e centeio. Aumente a ingestão de fitoestrogênios escolhendo alimentos integrais, como pão de trigo integral e cereais integrais. Um alimento de grãos integrais irá listar um grão inteiro como o primeiro ingrediente no rótulo de fatos nutricionais.

Frutas e Legumes

Frutas e vegetais também contêm grandes quantidades de lignana hormônio feminino-like. Eles incluem ameixas, pêssegos, morangos, framboesas, melancia, brócolis, feijão verde, couve e abobrinha. Alguns brotos, incluindo brotos de alfafa e trevo, também contêm quantidades elevadas de fitoestrogênio na forma de coumestanos. Os Coumestans podem inibir a replicação do vírus da hepatite C, de acordo com um estudo de 2007 publicado em "Oxford Journals".