Há muito se acredita que a língua humana pode detectar cinco sabores primários: salgado, doce, azedo, amargo e umami (ou salgado). Agora os pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon querem acrescentar um sexto gosto a essa lista: “amiláceos”.
Acredita-se que a nossa língua saboreia carboidratos complexos quebrando-os em cadeias mais curtas e açúcares simples, segundo a New Scientist. nós para provar o amido através dos nossos “doces” receptores de língua. No entanto, o professor associado de alimentos e tecnologia da OSU, Juyun Lim, acha difícil acreditar que não podemos provar os carboidratos em si.
“Toda cultura tem uma fonte importante de carboidratos complexos”, ela conta à New Scientist. "A ideia de que não podemos provar o que estamos comendo não faz sentido".
Sua equipe testou a teoria dando aos participantes do estudo um composto que bloqueia os receptores doces da língua. Ao administrar soluções “semelhantes a amido” que continham cadeias de carboidratos longas ou mais curtas, os pesquisadores descobriram que as pessoas podiam detectar um sabor amiláceo.
“Os asiáticos diriam que era como arroz, enquanto os caucasianos o descreviam como pão. gosto ou macarrão ", diz ela. "É como comer farinha."
Os cientistas argumentam que faria sentido para os nossos corpos anseiam carboidratos, do ponto de vista evolutivo, dado o seu valor nutricional. Nossos desejos foram ligados a certas deficiências em nossos corpos. Daily Mail relata que quando nós desejamos carboidratos ricos em amido, nossos corpos estão nos dizendo que precisamos de triptofano. É um aminoácido essencial usado para sintetizar a serotonina, que regula nossos humores. TLDR; se você for enforcado, coma uma fatia de pão e tenha calma.
Mas não se apresse em contar a seus amigos sobre esse novo gosto ainda. Antes que um sabor possa ser inaugurado como um gosto primordial, ele precisa atender a alguns critérios. Estes incluem ser reconhecível, desencadeando uma resposta fisiológica útil e tendo seu próprio conjunto de receptores de língua. Infelizmente, os pesquisadores ainda não identificaram receptores de língua com amido.
Outros sabores que estão na fila de gostos inadequados incluem o gosto metálico que você obtém do sangue, bebidas carbonatadas, cálcio e kokumi, um “saudável” ou encorpado. sabor que tem sido associado a ácidos graxos.
Essa linha de pensamento marca um afastamento científico dos estimados cinco primários e a crença de que nossa capacidade de saborear é muito mais excelente e complexa do que pode ser descrito por um mero, redutivo gosto pentad.
Então, se você precisar de uma desculpa para saciar seus desejos de carboidratos, a culpa da complexidade do seu paladar e da luta humana para sobreviver.