Cada homem é geneticamente predisposto a um determinado tipo de corpo, ou uma combinação de tipos de corpo. Os tipos individuais de corpo são geralmente baseados na estrutura óssea e na forma como o corpo armazena gordura e constrói músculos. Seu estilo de vida e hábitos alimentares também podem estimular a produção de certos hormônios, ou reações hormonais, que contribuem para a sua forma corporal particular.
Mesomorph
Mesomorphs têm uma estrutura óssea de médio a grande porte com um retangular- torso em forma e definição de músculo atlético. Homens com esse tipo de corpo ganham ou perdem peso com relativa facilidade. Os melhores exercícios para mesomorfos incluem aeróbica e levantamento de peso. O exercício aeróbico, como correr, ajuda os mesomorfos a controlarem seu peso. A Federação Nacional de Personal Trainers recomenda sessões aeróbicas que mantêm o pulso entre 60% e 85% da freqüência cardíaca máxima por 20 a 30 minutos. Determine sua freqüência cardíaca máxima, subtraindo sua idade de 220. Use a quantidade de peso que esgota seus músculos dentro de 12 a 15 repetições para halterofilismo moderadamente pesado, ou em quatro a seis repetições para levantamento de peso pesado.
Ectomorph
Os ectomorfos possuem estrutura óssea pequena e metabolismo rápido, com massa muscular magra. Este tipo de corpo é caracteristicamente fino e tem dificuldade em ganhar peso. As características físicas associadas aos ectomorfos incluem um peito achatado e ombros pequenos. Exercícios pesados de levantamento de peso que envolvem múltiplos movimentos articulares estimulam o crescimento da maior quantidade de tecido muscular. Os melhores exercícios de levantamento de peso para ectomorphs esgotam seus músculos dentro de quatro a seis repetições. Endomorphs tendem a ganhar gordura mais fácil do que os outros tipos de corpo. Homens com um corpo tipo ectomorfo podem ter estatura baixa e braços e pernas grossos. Um ectomorfo também pode ter muita força corporal menor. As características associadas aos endomorfos incluem um corpo macio e redondo, metabolismo lento e dificuldade em perder gordura. Os melhores exercícios para endomorfos incluem exercícios de levantamento de peso com a quantidade de peso que permite 20 a 25 repetições antes da exaustão muscular e sessões de exercícios aeróbicos de 60 minutos.
Resistência à insulina
A resistência à insulina leva ao excesso de gordura visceral. por peso ao redor da cintura - às vezes chamado de alças de amor. Homens com qualquer tipo de corpo podem ter essa condição, que é caracterizada por uma correlação inversa entre a insensibilidade à insulina e o hormônio do crescimento. O melhor exercício para os homens com esta condição é pesado composto de levantamento de peso, que estimula o hormônio do crescimento. Exercícios compostos de levantamento de peso recrutam mais de um grupo muscular e articulam múltiplas articulações, separadas por breves períodos de descanso. As secreções do hormônio de crescimento aumentam à medida que você eleva as cargas mais pesadas dentro de um período de tempo mais curto. Excesso de cortisol A gordura abdominal também está associada ao cortisol, um hormônio que ativa o armazenamento de gordura após períodos prolongados de estresse. Exercícios pesados de levantamento de pesos compostos ajudam a reduzir os níveis de cortisol através da produção aumentada de hormônio de crescimento, o que ajuda seu corpo a se adaptar ao estresse. Exercícios conscientes como o tai chi, a meditação e a respiração profunda podem ajudar a reduzir os níveis de estresse. Os níveis de cortisol também são reduzidos pelo exercício aeróbico.