Se você tiver uma colostomia, seu médico pode aconselhá-lo a evitar exercícios pós-operatórios. Seguir o conselho do seu médico é imperativo, é claro, mas isso não significa que você não possa se exercitar nunca mais. Gwen Trunbull, RN, de Ostomy Wound Management sugere que o exercício desempenha um papel importante na boa saúde geral. Os pacientes com estomia podem se exercitar, mas é importante obter o ok do seu médico antes de começar.
O exercício é importante para evitar o ganho de peso pós-operatório. A obesidade freqüentemente resulta em uma interferência na aderência da bolsa de ostomia à sua pele. Isso pode resultar na necessidade de visitas frequentes à clínica e aumentará o custo do seu atendimento. Converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios para ter certeza de que os exercícios que você deseja realizar não interfiram com a condição que causou sua necessidade de colostomia ou quaisquer outras condições médicas crônicas que você possa ter. Após a cirurgia abdominal, existe a possibilidade de desenvolver uma hérnia pós-operatória. Esta é uma das razões pelas quais é importante procurar orientação antes de iniciar o seu programa de exercícios. Seu médico pode ter um tipo preferido de exercício que ele quer que seus pacientes participem.
Exercícios de Resistência
Caminhar é um excelente exercício de resistência. A atividade é importante para proteger o seu estado de saúde e a caminhada é gratuita. Se o seu médico lhe indicou um fisioterapeuta, ela ajudará a determinar como iniciar seu programa de caminhada. O mais provável é que você comece devagar e trabalhe até uma distância maior e com um ritmo mais rápido. Certifique-se de esvaziar sua bolsa de colostomia antes de começar. Caminhar também pode ajudar a reduzir a incidência de constipação e atua como um redutor de estresse. Você pode reforçar ou segurar sua bolsa com fita adicional antes de começar sua caminhada. Pergunte ao seu enfermeiro de ostomia ou provedor de cuidados de saúde para obter detalhes sobre a melhor forma de conseguir isso.
Exercícios de equilíbrio e flexibilidade
Yoga é um exercício que todos podem participar. Aprender diferentes poses de ioga pode ser um pouco desafiador; trabalhar com um professor, se possível, é recomendado. Diga ao instrutor que você tem uma colostomia; Esta informação irá ajudá-lo a determinar se existem poses que não seriam benéficas para você. É possível encontrar instruções baratas ou gratuitas em sua comunidade. Converse com os terapeutas com quem você trabalha ou ligue para o departamento de assistência social em seu hospital local - eles podem ter recursos para sugerir. Exercícios de força
O tipo de exercícios de fortalecimento que podem ser com base em sua condição física antes da cirurgia. Se você estiver em forma e estiver se exercitando regularmente, provavelmente será capaz de retomar alguns de seus exercícios regulares de fortalecimento da força. Se os seus músculos abdominais estavam fracos antes da cirurgia, fortalecê-los seria importante. Devido ao risco de desenvolver uma hérnia parastomal ou uma hérnia perto de sua saída de colostomia, trabalhe com seu fisioterapeuta ou profissional de saúde que determinará qual abordagem é mais adequada à sua condição.