Exercícios transversais laterais descrevem movimentos nos quais seus braços ou pernas cruzam de um lado do corpo para o outro. Esses movimentos do exercício são considerados por alguns, como o autor Eric Jensen, autor de "Brain Based Learning", para ser ligado à melhor coordenação do cérebro e melhor desempenho acadêmico. Organizações como a Aprendizagem Baseada na Ação recomendam exercícios transversais como parte de seus currículos escolares recomendados e agora têm programas incluindo esses exercícios em escolas de 40 estados.
Por que os exercícios transversais são importantes?
2005 artigo do Journal of Pediatrics, especialistas de faculdades e universidades foram reunidos em um painel para revisar a pesquisa sobre os efeitos do exercício físico em crianças em idade escolar. Eles estavam olhando não apenas os benefícios físicos para diminuir a obesidade e melhorar a saúde, mas também para mudanças comportamentais positivas. Eles relataram que os estudantes que tiveram oportunidades para aumentar a atividade física na escola melhoraram os resultados acadêmicos. Rae Pica, autora de "A Running Start: Como jogar, atividade física e tempo livre criar uma criança bem-sucedida", escreve que os exercícios transversais são uma parte essencial dessa melhoria na aprendizagem.
De acordo com Pica, as crianças que têm exposição limitada a esses tipos de exercícios ou têm problemas em fazê-las lutam em habilidades básicas, como leitura e escrita. Esses exercícios geralmente são aprendidos com atividades padrão cruzadas, como rastejar ou andar, mas se uma criança não aprender essas habilidades cedo ou estiver atrasada na coordenação física, a introdução do exercício cross-lateral pode ser adicionada na escola para melhorar suas habilidades.
Exemplos de exercícios transversais laterais
Qualquer movimento em que um braço ou uma perna cruza para o lado oposto do corpo é um exercício transversal. Os exemplos seriam marchando ou pulando enquanto batendo com a mão no joelho oposto quando ele é levantado, toques alternados tocam o lado oposto dos dedos quando você se inclina para a frente ou eleva o calcanhar atrás de você quando você está andando para que a mão oposta possa alcançar atrás de você para tocá-lo. Até mesmo a dança pode ser um exercício cross-lateral. Buffy McClelland, pesquisador da Universidade de Oxford, revisou estudos de periódicos educacionais e de pesquisa do cérebro e relatou que todos os níveis de idade e proficiência das crianças poderiam se beneficiar. aumento da integração sensorial e coordenação corporal. Aprendizagem melhorada não foi encontrada para correlacionar com níveis aumentados de aptidão aeróbica, mas com melhor coordenação corporal. A prática de instrumentos musicais também mostrou melhor aprendizado, talvez por causa das habilidades de coordenação consciente aprendidas nesse processo. Ela observou que os exercícios transversais devem ser feitos apenas quando adequados ao desenvolvimento e podem, na verdade, ser prejudiciais para crianças menores de 7 anos.